Nova Legislatura inicia, e Ronan Liberal Jr. assume a Presidência da Casa de Leis santarena

O primeiro ato oficial da Câmara Municipal de Santarém de 2021 com resquícios do ano passado. Foi assim, com todas as restrições impostas pela pandemia, que o Poder Legislativo realizou a sessão solene de posse dos vereadores da 19ª legislatura, na última sexta-feira (01/01), no Plenário Vereador Benedito Magalhães.

Conduzida, inicialmente, pelo último presidente da Mesa Diretora da 18ª legislatura, vereador Emir Aguiar (DEM), a sessão seguiu, naturalmente, todo o ritual previsto no Regimento Interno da Casa. “Muita emoção estar presidindo uma sessão nesta Casa pela última vez”, iniciou o então presidente, decano, com cinco mandatos concluídos.

Aberta, a sessão começou com o juramento. O petista Dr. Carlos Martins foi quem ficou responsável por lê-lo, seguido pelos pares com o “sim, prometo”, individualmente.

Depois, Emir convidou Erasmo Maia (DEM) e Carlos Martins (PT), os dois vereadores com maior idade da nova legislatura, para comporem a mesa provisória para início da eleição da Mesa Diretora. Com chapa única formada, o plenário iniciou a votação. Dos 21 votos, 18 foram a favor e três em branco.

Ronan Liberal Jr. (MDB) se tornou, então, presidente do biênio 2021-2022, da 19ª legislatura. “Renovo meu compromisso de bem servir à população santarena. Quero estar à altura da confiança que depositaram em mim”, enfatizou o parlamentar, que está no terceiro mandato como vereador, e assume a presidência da Casa aos 32 anos de idade.

O agora presidente da Câmara de Santarém ressaltou que os governantes eleitos em 2020 iniciam o mandato com o desafio de continuarem o trabalho de combate ao novo coronavírus. Ronan Liberal também destacou que o norte de sua presidência será pautada no diálogo entre os poderes. “Afirmo que a Câmara Municipal será harmônica, nas mais diferentes esferas”, para que possamos, em unidade, trabalhar pelo progresso de nosso município”. O emedebista disse ainda que pretende valorizar os servidores da Casa e conta com eles para desenvolver seu trabalho à frente do Poder Legislativo Municipal.

A nova Mesa Executiva ficou composta assim: Ronan Liberal Jr. (MDB) – presidente; Jandeilson Pereira (DEM) – 1º vice-presidente; Alysson Pontes (PSD) – 2º vice-presidente; Josafá Gonçalves (PL) – 1º secretário; Carlos Silva (PSC) – 2º secretário; Adriana Almeida (PV) – 3ª secretária e Elielton Lira (Avante) – 4º secretário.