Número de pacientes que aguardam consultas e exames de especialidades é alto

JK do Povão (PSDB)

Nesta segunda-feira (10), o vereador JK do Povão (PSDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém para apresentar informações repassadas pela secretária de Saúde, que ele solicitou sobre a quantidade de pacientes que aguardam consultas e exames de especialidades.

Segundo relatório da SEMSA apresentado pelo tucano, os números se referem aos anos de 2019 a 2021. Os dados mostram que 24.619 pacientes aguardam para fazer consultas com cardiologista, ortopedista, neurologista e outros. A maior demanda é por oftalmologista. São 6.099 pessoas aguardando atendimento.

Para exames específicos o número é maior, 25.000 pacientes estão na fila. As informações da Central de Regulação dão conta de que a espera maior é por ultrassonografia. Para este exame são 10.000 pacientes aguardando.

Para JK, esse é o retrato da saúde. “Não tenho dúvida que 5% desses pacientes vieram a óbito, muitos fizeram atendimento em clínicas particulares e outros se quer sabem como está o andamento do encaminhamento”, concluiu.