O parlamentar tucano também criticou o atraso nos trabalhos de reforma no Hospital Municipal de Santarém.
O vereador JK do Povão (PSDB) usou a tribuna, na sessão desta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Santarém para abordar problemas ligados à saúde pública. E relatou as dificuldades enfrentadas por pacientes para atendimento no Hospital Municipal “Dr. Alberto Tolentino Sotelo”.
De acordo com o parlamentar, algumas pessoas aguardam desde sábado resultado de exames por conta de dificuldades no serviço laboratorial da maior unidade pública da Rede Municipal de Saúde, o que acaba interferindo no tratamento e até na alta hospitalar.
O vereador tucano também reclamou da demora na obra de reforma do HMS que, segundo a Comissão de Saúde da Câmara, tem apenas 25% do projeto executado. “A obra já dura um ano e ainda não há previsão de entrega. A gente é fiscal, esse é o meu trabalho: relatar os fatos que não estão sendo vistos apenas por mim; outros vereadores estão ecoando a voz do povo”, argumenta.
JK disse que, por acompanhar a situação do Hospital Municipal há 10 anos, concluiu que a Organização Social Mais Saúde, que atualmente administra a unidade, não tem condições para gerir. E lamentou que o Poder Executivo ainda não tenha se manifestado sobre a situação.
O vereador sugeriu a construção de Hospital Regional de Trauma e Ortopedia, já que as maiores demandas do HMS são nesses dois setores.
Cirurgia – Ainda na área de saúde, JK anunciou o protocolo de uma Indicação ao Governo do Estado do Pará, de sua autoria, para aumentar o número de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional do Baixo Amazonas. Ele também indicará ao Executivo Municipal para que sejam celebrados convênios com hospitais particulares para realização de cirurgias ortopédicas eletivas.