Pela primeira vez, líderes comunitários recebem homenagem em Sessão Especial

A Casa do Povo é o lugar certo para que a população reivindique e cobre seus direitos e qualidade dos serviços públicos. Por isso, os líderes comunitários são figuras recorrentes no Legislativo, mas desta vez, na terça-feira (22/10), desta semana, eles não estiveram neste Poder para cumprir essa importante missão. Isso porque a Câmara realizou, por meio do vereador Mano Dadai (PRTB), no Plenário Vereador Benedito Magalhães, a sessão especial em alusão ao “Dia Nacional do Líder Comunitário”, marcado na data de 05 de maio.

Além de Dadai, compuseram a mesa oficial do evento o presidente da Casa Emir Aguiar (PODEMOS), o vice-prefeito José Maria Tapajós, Tenente Albert Corrêa, que representou o 4º Grupamento de Bombeiro Militar; Gabriela Cabral, representando a Subseção da OAB Santarém; Geovane Santos, representante da FAMCOS; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Jean Corrêa; a enfermeira Maria do Desterro, representante da Secretaria Municipal de Saúde e a representante da Secretaria Municipal de Educação professora Aline Fernandes.

Antes de abrir a sessão e passar o comando dos trabalhos ao vereador proponente Mano Dadai, o presidente do Legislativo destacou a importância dos homenageados para a política. “As lideranças comunitárias são o alicerce da liderança política. São muito importantes para a política em qualquer município”, enaltece.

Já o primeiro vice-presidente da Mesa Executiva Valdir Matias Jr. (PV) leu o Requerimento 1349/2019, que deu origem à sessão.

Seguindo para as homenagens, mais de quarenta líderes comunitários receberam certificados de Honra ao Mérito, em três momentos distintos. A cada intervalo, o público era convidado a adorar a Cristo sob o som do “Ministério de Louvor e Adoração da Igreja da Paz”.

A primeira lista de homenageados foi formada por doze líderes comunitários escolhidos por alguns vereadores: Erivan Ademar Santos (Jandeilson Pereira), Lucélia de Lima Silva (Alaércio Cardoso), Luiza Lopes de Sousa (André do Raio X), Maria Creuza Gonçalves (Ney Santana), Maria de Fátima Rebouças de Aguiar (Ronan Liberal Jr.), Maria de Lourdes Vasconcelos Corrêa (Tadeu Cunha), Tânia Maria Oliveira Viana (Júnior Tapajós), Pedro Raimundo Ferreira (Rogélio Cebuliski), Senazar Guimarães (Paulo Gasolina), Sidelma Ribeiro Santos (Valdir Matias Jr.), Vanderléia Da silva Ferreira (Maria José Maia) e Zenóbio Almeida Serique (Dayan Serique).

A próxima lista, também com doze nomes, foi exclusiva do vereador Mano Dadai: Alexsandro Corrêa de Sousa, Antônio Gomes Nogueira, Auliete Rêgo Sousa, Claudiane dos Santos Silva, Eliane Azevedo Pedroso, Irismar Dias Rocha, Jonas Gama Pinto, Lúcia Colares, Lucilene Liberal Martins, Maria do Desterro Lima de Sousa, Maria Isabel Silva Castro e Rose Mary de Fátima dos Santos Fonseca.

A terceira lista de homenageados, composta por 20 nomes, representou o universo de líderes comunitários espalhados pelo município, de cada bairro e comunidade, empenhados em buscar melhorias nas diversas políticas públicas.

Auliete Rêgo, presidente do bairro Amparo, falou em nome dos homenageados. “Um momento ímpar para todos nós, lideranças. Quero parabenizar o vereador Mano Dadai por essa iniciativa, que ficará marcada na história de Santarém. Nós temos a oportunidade de liderar junto com o povo”, enfatiza.

Em seguida, Mano Dadai franqueou a palavra a componentes da mesa. Destacou-se a fala do representante da Federação das Associações de Moradores e Organizações Comunitárias. Geovane Santos disse que “ser líder é ser uma pessoa que já traz do seu interior a vontade de fazer o voluntário, de servir, de participar, de interagir, de servir o povo, o público. Nós, lideranças comunitárias, somos participativas; somos as pessoas que contribuem no desenvolvimento do nosso país, do nosso estado e dos nossos municípios”. Ele ressaltou ainda que a sessão era um sonho dele e parabenizou Dadai: “é o primeiro vereador que tem essa iniciativa em Santarém”.

“O quanto é importante essa sessão para mim. É uma honra está participando dessa sessão. Para reconhecer e homenagear a todos vocês, líderes comunitários. Vocês são o principal elo entre os problemas sociais e o governo. Não medem esforços para defender os interesses do seu povo. Vocês são mais que vencedores”, enfatizou Mano Dadai, destacando ainda a apresentação de um Projeto de Lei de autoria dele, no qual propõe a instituição do “Dia Municipal do Líder Comunitário”, no calendário oficial do Município. “Esse mandato não é do Mano Dadai e sim de todos vocês”.

Por Jefferson Santos – Jornalista da ASCOM/CÂMARA