Planejamento urbano para Santarém é uma necessidade

Nesta quarta-feira (11/09), Henderson Pinto voltou à atividade parlamentar na Câmara Municipal de Santarém. Henderson havia sido eleito vereador em 2016, licenciou-se em 2019 para assumir o cargo de Secretário Regional de Governo. Ao usar a tribuna da Casa de Leis defendeu o investimento em infraestrutura.

De acordo com o MDBista, o empréstimo que a prefeitura pretende acessar é prova de que o planejamento urbano e o saneamento são preocupações do gestor municipal. A infraestrutura é prioridade dentre as áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente.

“O grande problema é que tivemos dificuldades de captar recursos para área específica de infraestrutura, passamos dois anos buscando recursos sem sucesso”, disse o vereador ao explicar a necessidade de acesso à linha de crédito, oportunidade que precisa ser aproveitada, uma vez que Santarém está apta para ter acesso ao recurso. No estado do Pará, apenas seis municípios, contando com a Pérola do Tapajós, estão aptos para receber recursos, com capacidade de acessar empréstimos.

Destacou que Santarém tem um déficit de infraestrutura, mais especificamente na pavimentação de ruas. São 720 quilômetros de vias urbanas, destes mais de 500 não são asfaltados. “Não existe um plano de governo, seja do município, estado ou união que possa atender a essa necessidade, por isso o projeto de financiamento. Compreendo que se participei das discussões para a construção desse projeto, quero ter a oportunidade de discutir e aprovar o acesso a esse recurso que é tão importante para a nossa cidade”, argumento o vereador.

Atendendo às sugestões e pedidos de vereadores, Henderson informou que o projeto de acesso ao empréstimo pode ser modificado, aumentando recursos para pavimentação de ruas e diminuindo da iluminação pública.