Presidente da Câmara participa de recepção ao primeiro Arcebispo de Santarém

0

Na tarde da última terça-feira (28/01), chegou a Santarém Dom Irineu Roman, primeiro Arcebispo a assumir a Arquidiocese do município. Ele foi recepcionado com festa desde o aeroporto Maestro Wilson Fonseca, de onde começou uma carreata que percorreu alguns pontos da cidade.

Autoridades civis e militares se juntaram a dezenas de fiéis da Igreja Católica para dar boas-vindas ao bispo. O presidente da Câmara de Vereadores de Santarém Emir Aguiar (PODEMOS) representou o Poder Legislativo e, assim como outras personalidades, usou a palavra para saudar o religioso.

Dom Irineu tomará posse de fato no próximo domingo (02/02), durante uma celebração, na igreja de São Francisco, no bairro Caranazal, às 9h.

Contexto histórico – O Papa Francisco erigiu, em 05 de junho/2019, a Província Eclesiástica de Santarém, elevando-a à sede metropolitana, e nomeando como primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Santarém Dom Irineu Roman, até então bispo titular de Sertei (Argélia) e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará. A nova Província Eclesiástica passou a ter como sufragâneas (que integram a nova arquidiocese):

Diocese de Óbidos (PA);

Prelazia de Itaituba (PA);

Diocese do Xingu-Altamira (PA);

E a nova Prelazia de Alto Xingu-Tucumã (PA), criadas neste mesmo dia.

A Igreja Particular de Santarém foi erigida canonicamente como prelazia territorial de Santarém, em 21 de setembro de 1903, com territórios desmembrados da então Diocese de Belém do Pará. A elevação à diocese foi em 16 de outubro de 1979, por São João Paulo II.

O território se estende por 171.906 quilômetros quadrados. São 23 paróquias, 18 áreas pastorais e duas áreas missionárias distribuídas nos municípios de Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Monte Dourado e Prainha, todos no estado do Pará.

Santarém é, a partir de agora, a segunda Arquidiocese no regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Dom Irineu Roman – nomeado pelo Papa Francisco, o prelado é natural de Vista Alegre do Prata (RS). Nasceu no dia 10 de agosto de 1958. Religioso da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, foi ordenado presbítero em 1º de janeiro de 1990 e bispo em 19 de março de 2014.

Dom Irineu é atualmente bispo referencial da Pastoral do Turismo e secretário do regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

(Fonte: CNBB)

Por Jefferson Santos – Jornalista da ASCOM/CÂMARA,

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade