Presidente da Comissão de Saúde Alba Leal participada inauguração da Agência Transfusional de Santarém

0

A presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Câmara de Santarém vereadora Alba Leal participou, nesta terça-feira (22), da inauguração da Agência Transfusional de Santarém (AT), que funciona dentro do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo. Com capacidade para realizar uma média mensal de 250 a 300 transfusões, a unidade vai atender o Hospital Municipal de Santarém e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), futuramente o Hospital Materno Infantil.

“Hoje é um dia de festa, a inauguração da AT significa o resultado de uma luta antiga. A Comissão de Saúde cobrou da gestão, o vereador Carlos Martins, que é membro do colegiado solicitou a implantação da unidade, via requerimento, e graças ao empenho do Prefeito Nélio Aguiar, da Secretária de Saúde e da atual administração do Hospital Municipal que entenderam a importância da unidade para o nosso município”, destacou Alba.

O gerente do Hemocentro Regional de Santarém, Joaquim Azevedo, explicou a importância da unidade para o município de Santarém. “A unidade vai trazer rapidez no atendimento, as bolsas de sangue estarão disponíveis a qualquer hora dentro do hospital. Não terá problema de transporte como tinha antigamente. A Agência garantirá o estoque e o adequado armazenamento de sangue e hemocomponentes necessários”, explicou.

Participaram da solenidade o Prefeito Nélio Aguiar, o governador do Pará Helder Barbalho, o presidente da Fundação Hemopa Paulo Bezerra, o gerente do Hemocentro Regional de Santarém Joaquim Azevedo, o deputado estadual José Maria Tapajós, o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas Henderson Pinto, a Secretária Municipal de Saúde Vânia Portela, o presidente da Câmara Ronan Liberal Júnior, a coordenadora da Agência Transfusional  Dilcinéia Portela, a diretora do HMS Christiani Rodrigues, equipe técnica da saúde, vereadores e demais autoridades.

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade