Professor Josafá Gonçalves sugere construção de escolas exclusivas para surdos em Santarém

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (31), o vereador Professor Josafá Gonçalves (PL) o parlamentar
apresentou uma indicação a Secretaria Municipal de Educação para a construção de escolas na rede municipal de ensino destinadas à educação bilíngue para surdos, no âmbito de Santarém. “A escola bilíngue é fundamental para a formação e educação do surdo, pois é nela que o surdo se encontra e se sente totalmente incluído. A primeira língua utilizada é a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), pois é essa a primeira forma de comunicação entre eles. Em escolas exclusivas para esse atendimento, o contato entre professor e aluno acontece de forma íntegra, sem diferenças, de forma empática e o fortalecimento das escolas bilíngues é uma possibilidade para que o sujeito surdo tenha mais perspectivas, de que seus direitos sejam respeitados e possa se desenvolver em sua própria língua”, ressaltou o parlamentar.

Durante a votação, a indicação foi aprovada pelos parlamentares e não houve manifestações contrárias. A partir
de agora a indicação será encaminhada ao Poder Executivo para que possa tomar as providências cabíveis para tornar realidade a construção das escolas de educação bilíngues no município.

Ainda durante a sessão, Josafá parabenizou a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pelo I Festival de
Talentos ocorrido no dia 27 de outubro na escola de arte Emir Bemerguy, em comemoração ao dia do Funcionário Público, onde 20 profissionais servidores da SEMED disputaram o primeiro lugar. “Essa é uma forma de homenagear os servidores públicos pela passagem do seu dia, profissionais que também se destacam através da música, desejamos que outros eventos como este possam ocorrer em nosso município, valorizando o servidor público”, ressaltou.

O parlamentar também parabenizou o Sindicato dos Profissionais da Educação Municipal de Santarém
(SINPROSAN) pela realização da Comenda do Mérito Educacional Professora Sofia Imbiriba 2022, ocorrida no
último dia 28 de outubro em comemoração ao dia do Funcionário Público. Foram homenageados 28 servidores
municipais, por indicações das escolas e unidades infantis, do magistério (professores, pedagogos e gestores),
profissionais de apoio (secretários e vigias) e por indicações da Diretoria Executiva do SINPROSAN.

As manifestações foram concretizadas em Moções de Aplausos para a SEMED e o SINPROSAN, aprovadas em
unanimidade.

Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa do vereador Prof. Josafá Gonçalves