‘Prova de vida’ do INSS em novo modelo virtual

0

Seguindo num crescente de adaptações por conta da pandemia pelo novo coronavírus (covid-19), a prova que funciona como medida de segurança contra possíveis fraudes terá que ser aplicada de maneira virtual – já que as indicações de distanciamento social impedem que seja feita de maneira presencial, como sempre foi feita.

Com a ajuda dos seus aplicativos para celulares, o INSS começou a disponibilizar uma versão da prova de vida para que as pessoas não precisem recorrer às agências bancárias e possam fazê-la no conforto e segurança de suas casas. Contudo, nem todos os beneficiários irão participar da prova online, pelo menos não nas primeiras etapas. Há uma previsão de que 500 mil segurados do INSS com carteira de habilitação e/ou título de eleitor estarão convocados para fazer a prova.

O INSS já está entrando em contato com quem precisa fazer a prova de vida online através de mensagens pelo aplicativo Meu INSS, por e-mail ou pelo telefone 135.

A prova de vida digital será realizada através de biometria facial, utilizando a câmera do smartphone ou tablete do beneficiário – já com o aplicativo Meu INSS instalado. Na prova de identidade, se a biometria do segurado for do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é necessário que ele ou ela insira o número do título de eleitor. Se a biometria for do Denatran, vai ser preciso informar quando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi emitida.

Já para a prova de vivacidade, o segurado será orientado pelo aplicativo Meu GOV.BR a dispor o rosto de diversos ângulos para fazer a captura da biometria através de foto.

Fonte: O Petróleo
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade