Reunião de Trabalho discute chamada pública para a concessão de uso do espaço público para triagem de resíduos sólidos

O vereador Alaércio Cardoso, líder do PRP na Câmara Municipal de Santarém, usou a tribuna da Casa de Leis nesta quarta-feira, 08/05, para pedir o apoio dos pares para a aprovação de uma Reunião de Trabalho que irá discutir a Chamada Pública 002/2019 da SEMINFRA.

Desde 2018, Alaércio foi procurado pelas cooperativas de catadores de materiais recicláveis, onde trouxeram demandas importantes. No dia 27/02/19 uma reunião aconteceu na SEMAP, com o secretário Bruno Costa e seu corpo técnico para dialogar sobre a seção de espaços públicos para as cooperativas se instalarem.

Em Santarém já existe a Lei 19.941 de 17/12/2015, que regula e institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos. Uma lei que mesmo sendo nova, enfrenta muitas dificuldades para a sua execução. “Essa é uma problemática que vem sendo debatida na Casa, porém não afeta somente a área urbana do município, mas quando chegamos nas regiões de rios é que vem a pergunta: O que vamos fazer com esse lixo. Algumas comunidades ainda conseguem colocar em suas embarcações e trazer para Santarém, outras não”, disse Cardoso.

O vereador relata sua preocupação com o avanço dessas discussões e para a retirada de encaminhamentos que deverão ser apresentados aos órgãos competentes. Alaércio apresentou a proposição de uma Reunião de Trabalho para discutir a Chamada Pública 002/2019 da Secretaria Municipal de Infraestrutura que foi lançada no dia 22 de abril, para conceder permissão de uso do imóvel denominado a triagem de resíduos sólidos do município de Santarém.

“A minha preocupação é em discutir essa Chamada Pública que ao meu ver tem falhas e para que futuramente não sejam criados outros tipos de problemas. Vamos chamar a SEMINFRA e esmiuçar todo o edital, esse foi um pedido das cooperativas e decidi acatar” finalizou Alaércio Cardoso.