Reunião discute adequação da estrutura física para implantação da Agência Transfusional no Hospital Municipal de Santarém

A vereadora Alba Leal (MDB), juntamente com a assessora parlamentar Gabriela Regio e a enfermeira Dilcinéia Portela, reuniram-se nessa quarta-feira (25) com o gerente do Hemocentro Regional de Santarém, Joaquim Azevedo, para tratar da implantação da Agência Transfusional no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo. O encontro aconteceu na sede do órgão, no bairro Aeroporto Velho.

“O intuito da reunião foi de reforçar a importância da Agência Transfusional no HMS. Sabemos que é de interesse do Prefeito Nélio Aguiar fazer a implantação dessa base. A instalação dessa agência foi solicitada, via requerimento, pelo vereador Carlos Martins e quero dar todo o apoio para que essa unidade funcione ainda neste primeiro semestre”, disse Alba.

De acordo com a coordenadora responsável do projeto de implantação da Agência Transfusional Enfermeira Dilcinéia Portela, para a unidade funcionar no Hospital Municipal está faltando apenas a adequação da estrutura física e aquisição de bens patrimoniais.

“Já fizemos o levantamento das necessidades e encaminhamos ofício à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para que seja realizada a adequação do espaço físico. É de suma importância esse projeto porque vai ser um marco na história santarena. Como nós somos um hospital porta aberta com atendimentos de urgência e emergência, a presença de uma agência dentro do Municipal dará celeridade no processo do cuidar, porque nós temos pacientes no centro cirúrgico que precisam de transfusões com emergência, com isso a gente ganha tempo e salva vidas”, explicou.

O gerente do Hemocentro Regional de Santarém, Joaquim Azevedo, disse que aguarda com muita expectativa a inauguração da unidade.

“Os equipamentos da Agência Transfusional já estão à disposição do Hemocentro de Santarém, em Belém. Já temos um contrato firmado com o Instituto Mais Saúde para aquisição dos equipamentos e também fornecimento de sangue. É de extrema importância essa agência para o município, uma vez que garantirá um serviço seguro e de qualidade aos usuários do hospital”, concluiu.

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal