Saúde mental é tema de encontro virtual com membros da Associação Brasileira de psicologia em Santarém

A reunião serviu para o parlamentar identificar falhas do sistema público para o atendimento nesta área.

Biga Kalahare (PT)

O vereador Biga Kalahare (PT), reuniu de forma remota com psicólogos e estudantes de psicologia, que fazem parte da Associação Brasileira de psicologia- Núcleo Santarém para discutir o atendimento à saúde mental pelo sistema público, que ainda é precário no município. Ele defendeu fortalecimento das políticas públicas voltadas para a rede de apoio em Santarém.

” Entendemos que o governo não olha para o cenário da saúde mental em Santarém, como deveria. Estamos em meio uma pandemia , onde muitas pessoas não estão sabendo lidar com muitas questões, e isso gera ansiedade, depressão. Precisamos que os psicólogos estejam em toda a rede de saúde municipal”, defendeu o petista

Durante a reunião, o vereador ouviu as demandas e sugestões dos participantes. A psicóloga Eloísa Amorim disse que a falta de psiquiatras é um dos problemas mais preocupantes na rede apoio municipal. “Esses profissionais são necessários para o tratamento eficaz de alguns pacientes que necessitam do atendimento. Muitos psicólogos, enviam encaminhamentos para os Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) do município, mas a ausência de psiquiatras prejudica o tratamento. Por causa da superlotação, eles mandam a pessoa de volta” afirmou Eloísa.

Para os psicólogos, a falta de assistência psicológica nas unidades básicas de saúde (UBS) e instituições sociais da Prefeitura, contribui para o atraso na busca de tratamento, havendo a necessidade de recorrer ao atendimento particular. Os psicólogos afirmaram que muitos reduzem o preço das consultas para que o paciente tenha o suporte psicológico. “Porém, mesmo que seja gratuito, muitas pessoas não têm condições de pagar o transporte, isso também atrapalha”, frisou a psicóloga Ingrid Costa

Biga, se colocou à disposição para ajudar a melhorar o acesso aos atendimentos psicológicos no município. Requerimentos serão encaminhados ao governo com cada solicitação feita pelos membros da ABRAPSO.

A ABRAPSO, é uma instituição que existe desde1980 no Brasil, com o objetivo de apresentar pautas sociais e promover parcerias com órgãos públicos e instituições, visando a busca pela qualidade da saúde mental. Em Santarém, o núcleo foi formado em 2016 e atua na realização de aulas e minicursos para profissionais da área da saúde e estudantes.

Por Daína Aben-Athar assessora de imprensa do vereador Biga Kalahare PT