Segurança pública e vigilância sanitária são temas de reuniões de trabalho

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 03/06, a RT que tratou sobre segurança pública no município de Santarém e região metropolitana. Estiveram presentes: Delegado Jamil Casseb, Superintendente da Polícia Civil do Médio e Baixo Amazonas; Tenente Coronel Tarcísio Da Costa, Comandante do 3º BPM; representantes do CPR- 1 e do 35º Batalhão além de Conselhos de Segurança- CONSEGS e líderes comunitários.

Alaércio propôs a reunião pelo alto índice de violência que Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra vem enfrentando. “São municípios grandes e além das cidades as comunidades que pertencem ao nosso entorno sofrem, por isso a presença dos CONSEGS, para ouvirmos e encontramos solução para essa problemática” contou Cardoso. A partir da reunião, encaminhamentos foram retirados e serão levados aos órgãos competentes.

No auditório do Mercadão 2000, aconteceu a RT mediata pelo vereador Alaércio Cardoso, que tratou sobre a fiscalização e a vigilância sanitária dos açougues do mercado e entorno. Estiveram presentes: proprietários de açougues; SEMAP e vigilância Sanitária.

Um dos pontos principais da reunião foi a produção e comercialização de produtos derivados da carne, como: linguiças e carne de sol. Para o coordenador Valter Matos, a prática tecnicamente é proibida. “Infelizmente é proibida, nós da vigilância trabalhamos pela qualidade de vida do consumidor e precisamos evitar precedentes que contaminem o alimento que está sendo comercializado”.
Já o secretário Bruno Costa, da SEMAP, fala que Santarém tem avançado na questão sanitária e que quando se trata de saúde pública, os consumidores estão cada dia mais exigentes. Alaércio Cardoso finalizou a reunião retirando os seguintes encaminhamentos: Um curso de manipulação de alimentos para as pessoas que trabalham no Mercadão 2000 e entorno; a impressão de orientações que deverão ser fixadas nos açougues e prazos maiores para as melhorias por parte do poder público.

Por Fernanda Rabelo – Assessora de Imprensa do vereador Alaércio Cardoso