Sem autorização do Comando Geral, PM ainda não retirou invasores de áreas da ocupação do Juá, destinadas a equipamentos públicos

Líder do Governo na Casa de Leis diz que preocupação é de que a demora na ação policial resulte na impossibilidade de implantação de políticas públicas necessárias à população que habita o lugar.

O vereador Erasmo Maia (DEM), líder do Governo na Câmara Municipal de Santarém, usou o tempo das lideranças na sessão remota desta quarta-feira (31), para reclamar do atraso da Polícia Militar em agir na desocupação de espaços reservados para a construção de obras públicas na área de ocupação do Juá. Os moradores do local separaram terrenos para a construção de escola, unidade de saúde e outros equipamentos públicos, mas, há cerca de um mês, famílias começaram a invadir essas áreas.

Segundo o parlamentar, um encontro entre o prefeito Nélio Aguiar, o secretário Regional do Governo do Estado Henderson Pinto, órgãos de segurança, representação do Legislativo e dos moradores do Juá, definiu que a Polícia Militar faria a desocupação dos espaços reservados. Porém, a corporação local depende da autorização do Comando Geral, em Belém, que ainda não foi expedida.

Na opinião do vereador, falta sensibilidade do comandante geral da PM para a situação em questão. “Ele está em Belém e não conhece a realidade de Santarém, que se expandiu de forma desordenada, com bairros surgidos com invasões, causando sérios problemas para o poder público levar os atendimentos necessários à comunidade por falta de espaços. E o atraso na desocupação dessas áreas do Juá pode resultar também em consequências graves para quem mora ali, e ao Poder Público que ficará impossibilitado de dá a assistência que o bairro precisa”, enfatiza.

A preocupação do democrata é que a indefinição acabe consolidando a ocupação ilegal de espaços reservados para a comunidade.