Semed atende à solicitação do vereador Biga Kalahare e envia professora para a aldeia Braço Grande

Na manhã desta quinta-feira (22), o vereador Biga Kalahare (PT) participou de reunião com a secretária municipal de Educação Maria José Maia, Assessor de Rios da Semed Nilton Araújo, caciques e moradores da Aldeia Indígena Braço Grande, localizada na Região do Arapiuns, em Santarém.

A reunião foi parar tratar sobre a situação educacional dos alunos do multisseriado que estudam na Escola Municipal Santa Terezinha da comunidade, que ficaram aproximadamente um ano sem aula, porque não havia professor para ensinar a turma. A docente que atuava na comunidade entrou de licença por motivos de saúde e a Secretaria Municipal de Educação, segundo os moradores, não enviou outro professor para substituí-la.

O parlamentar foi no último fim de semana até a comunidade constatar a denúncia dos moradores e realizou encaminhamentos para que o problema da falta de professor fosse resolvido. A Semed informou que uma professora já foi enviada à comunidade para dar aulas.

Os indígenas confirmaram a informação e fizeram outra solicitação. Eles pedem que a Semed contrate a pedagoga indígena da comunidade, para atuar no ensino dos alunos do multisseriado. Os moradores afirmaram que ela está apta para trabalhar com as crianças.

A secretária se comprometeu em atender as solicitações. Um relatório deverá ser enviado ao setor jurídico com justificativa anexada à documentação para a contratação dos profissionais.

“A gente fica muito feliz em saber que o problema foi resolvido e que a Secretaria vai atender as outras solicitações da Aldeia. A gente quer que tudo funcione como deve ser” explicou o vereador.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare