Servidoras da Câmara de Santarém celebram o “Dia Internacional da Mulher” com doação de sangue

“Mulheres que doam sangue salvam vidas!”. Foi por essa causa que a Câmara de Santarém celebrou o “Dia Internacional da Mulher”, neste 8 de março. A ideia da instituição é conscientizar sobre a importância do ato de solidariedade, além de mobilizar novos doadores para manter o estoque do banco de sangue do Hemocentro Regional sempre abastecido. A ação prossegue até o próximo sábado (13).

A vereadora Enf.ª Alba Leal, idealizadora da campanha, aproveitou o momento para doar sangue pela primeira vez.

“Sabemos que a doação de sangue é um ato de amor e diversas pessoas necessitam de doação de sangue, principalmente agora neste período de pandemia, e contribuir é fundamental. Doar sangue é doar vida. Por isso, aproveitei para fazer minha primeira doação de sangue e estou muito feliz. A partir de agora quero me tornar doadora frequente”, destacou.

Doar sangue já é uma rotina na vida da vereadora Adriana Almeida. Ela aproveitou para encorajar o público feminino da Casa Legislativa e também o público em geral.

“Já sou doadora de sangue e quero nesta campanha aproveitar para convidar mais mulheres para comparecerem ao Hemocentro Regional de Santarém e praticar este ato de amor e solidariedade. Todos podem participar, desde que esteja com a saúde em dia. Contamos com a força do público feminino e da sociedade em geral”, convidou Adriana.

Na ocasião, os homens também doaram sangue. “Sempre doou sangue e hoje é um dia especial para homenagear as mulheres é um ato de humanidade. Saio daqui com a sensação de gratidão, por ter saúde e poder ajudar alguém”, disse o servidor Roberto Almeida, assessor Legislativo.

Para a chefe de Divisão de Cerimonial da Câmara de Santarém, Cleliane Garcia, doar sangue é extremamente importante. Para ela, o ato é um gesto de amor, solidariedade e cidadania.

“Quando a gente ver a campanha acontecendo percebemos que as pessoas tornam-se mais sensíveis com a causa do outro. Esse momento é muito importante. Significa muito amor por pessoas que você nunca viu e nunca verá e com o seu gesto você ajuda”, enfatizou.

A diretora geral da Câmara de Santarém Alene Cunha reforçou a importância da campanha para ajudar quem depende de transfusão de sangue. Ela garantiu que a ação acontecerá todos os anos.

“Essa campanha já está no nosso planejamento estratégico institucional para que ela aconteça todos os anos nesse mesmo período. Então, esse incentivo, esse apoio e esse envolvimento das servidoras nós queremos contar todos os anos. É muito importante que a gente participe e também possa ajudar outras pessoas”, afirmou.

O gerente do Hemocentro Regional de Santarém, Joaquim Azevedo, agradeceu a parceria entre os órgãos. “Receber os servidores da Câmara de Santarém neste mês dedicado às mulheres é muito significativo. Esperamos fortalecer essa parceria e que venham mais campanhas”, finalizou.

Cuidados para evitar aglomerações – Em razão da pandemia do novo Coronavírus, o Hemocentro está cumprindo com todos os protocolos sanitários. As doações estão sendo feitas por agendamento para evitar aglomerações.

Quem pode doar sangue? – Para doar sangue, é necessário estar com boa saúde e bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos e peso a partir de 50 quilos. Apresentar documento original com foto. Menores de idade também podem doar caso estejam acompanhados dos pais ou responsável legal.

O Hemocentro Regional de Santarém fica localizado na Rua Frei Vicente, s/n, no bairro Aeroporto Velho. Para dúvidas ou informações entre em contato: (93) 99120-7170.

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal