Sessão de aniversário do IFPA em Santarém, que seria nesta terça (28), é adiada por causa de acidente com alunos e professores em Tucuruí

0

O vereador Biga Kalahare (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém, nesta segunda-feira (27), para anunciar o adiamento da sessão especial pelos 14 anos de implantação do Instituto Federal do Pará (IFPA) em Santarém, que seria realizada amanhã (28). A programação precisou ser readequada devido ao trágico acidente que vitimou alunos e servidores, da comunidade IFPA.

O ônibus que transportava a delegação dos campi Castanhal e Vigia do IFPA, para os jogos dos Institutos Federais (JIF 2024), tombou para fora da pista, na rotatória próximo ao túnel da barragem da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, no domingo (26). Quatro mortes foram constatadas ainda no local do acidente.

Diante da tragédia, o parlamentar entrou em consenso com a direção da instituição e consideraram importante a iniciativa de adiar a sessão, uma vez que, no momento, não há clima para comemoração.

LGBTQIA + – Em outro assunto, Biga enfatizou sua participação na reunião com a Procuradora do Trabalho em Santarém, Bárbara Favacho, do Ministério Público do Trabalho, durante a manhã, que discutiu o ingresso de pessoas LGBTQIA + no mercado de trabalho do município.

O vereador destacou que as pautas em questão foram diversas. Mas, entre os temas, esteve o preconceito sofrido por esse público, que vai além da orientação sexual e esbarra muitas vezes em preconceito racial. O parlamentar ressaltou que ideias e propostas foram explanadas no diálogo e observou que o órgão deverá protagonizar um importante papel nessa discussão e na melhoria dessa realidade existente em Santarém.

Em termo de vagas de trabalho, o petista frisou que a Procuradora destacou a existência do Programa Aprendizagem, que visa fomentar a empregabilidade para pessoas de 14 a 24 anos, proporcionando experiência profissional de dois anos, com todos os direitos garantidos pelas leis trabalhistas. Conforme Biga, a proposta é relevante e deverá ser apreciada para que seu mandato busque contribuir, por meio do legislativo, com novas oportunidades de emprego para jovens em Santarém.

As iniciativas, que reforçam esse apoio, segundo o vereador, são essenciais para que haja o favorecimento da implantação dessas melhorias.

Por Daína Aben-Athar -Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade