Sessão especial celebra o Dia Internacional da Mulher na Câmara de Santarém

0

A Câmara Municipal de Santarém realizou, nesta terça-feira, (08), sessão especial no Plenário Vereador Benedito Magalhães, alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade atendeu propositura da vereadora Alba Leal (MDB). Na ocasião, 20 lideranças comunitárias foram homenageadas pelos serviços prestados à sociedade santarena, além de 12 instituições. O evento contou com a apresentação da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho.

A cerimônia aberta pelo presidente da Casa Ronan Liberal Júnior (MDB), que depois passou a presidência para a autora do requerimento que gerou a sessão. A mesa foi formada, também, pela primeira dama e Secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, que representou o prefeito Nélio Aguiar; a Juíza da Vara da Violência Doméstica Carolina Maia; a Promotora de Justiça com atribuições na área da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher Silvana Nascimento; a vice-presidente da OAB Pânysa Monteiro; a Delegada titular da Delegacia Especializada da Mulher Andreza Souza, a integrante do Instituto Mãos Amigas na Ação Social (MANAS) Helena Amaral; a diretora da Casa Rosa Adelaine Siqueira; a coordenadora de assistência social Soliene Sousa, representando o secretário de governo Henderson Pinto; e a capitã Graciete Queiroz, representando o CPR1.

A vereadora Alba Leal destacou a importância da solenidade. “Quero deixar registrado o quão importantes somos para a sociedade. Dizer que não apenas hoje, mas todos os dias do ano. Esse ano resolvemos homenagear aquelas mulheres que ficam diretamente com a população nos bairros e nas comunidades, que trabalham de uma forma voluntária em prol da população. Então, nada mais justo a gente fazer essa sessão especial para essa mulheres destemidas, corajosas e capazes de enfrentar o dia a dia trabalhando em prol da população”, afirmou Alba.

A homenagem também foi destacada pelo presidente da Casa. “Já é uma sessão tradicional da Casa. Quero enaltecer o trabalho das nossas vereadoras Alba Leal e Adriana Almeida, que realizam um trabalho muito ativo e importante aqui no Poder Legislativo. Nessa sessão especial tivemos mulheres que vieram de comunidades do planalto, da várzea e da zona urbana e pra gente é motivo de muito orgulho estar nessa oportunidade recebendo tão valorosas mulheres que têm contribuído muito com a sociedade santarena. Parabéns a todas as mulheres do mundo”, disse Ronan Liberal Júnior.

Ana Dilma, líder comunitária, falou em nome das lideranças femininas, e enalteceu a homenagem prestada pela Câmara. “Foi muito importante ter uma sessão direcionada ao reconhecimento das lideranças comunitárias mulheres em Santarém, um dia de reconhecer os esforços das mulheres que lutam por igualdade, momento de reflexão das histórias que marcam a luta das mulheres para ter seu espaço na sociedade. Que esse não seja apenas um dia de homenagem, mas a recordação do esforço feminino”, concluiu.

 

Lideranças comunitárias homenageadas:

 

01 – Ediana Batista Viana

02 – Antônia Vita Rêgo da Rocha

03 – Maria Luciene Gama Santos

04 – Valdereis de Sousa Silva

05 – Walkiria Corina da Silva Coelho

06 – Gabriele Cosme dos Santos

07 – Eugênia Maria Pereira Rêgo de Jesus

08 – Edileusa de Sousa Lima

09 – Santana dos Santos Duarte

10 – Ana Dilma Pereira dos Santos

11 –  Marilanze Melo Pinto

12 –  Aldenilda dos Santos Guimarães

13 – Maria Sultana Almeida Souza

14 – Maria Helena Farias Silveira

15 – Marione Lira

16 – Maria do Carmo do Vale Sousa

17 – Socorro Leão

18 – Maria Figueira da Silva

19 – Maria Isabel Silva Castro

20 – Maria de Nazaré Printes Figueira

 

Instituições homenageadas:

 

01 – Carolina Maia, Juíza da Vara da Violência Doméstica

02 – Silvana Nascimento, Promotora de Justiça com atribuições na área da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

03 – Pânysa Monteiro, Vice-presidente da OAB

04 – Jaqueline Mendes, Presidente da Comissão dos Direitos da Mulher – OAB

05 –  Andreza Souza, Delegada da Delegacia Especializada da Mulher

06 – Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social

07 – Diane Castro, coordenadora do Pará Paz

08 – Poliana Braga, coordenadora do Maria do Pará

09 – Roseleide Nogueira, gerente do Abrigo Municipal

10 – Ana Cláudia, do Conselho Municipal da Condição Feminina – CMCF

11 – Helena Amaral, do Instituto Mãos Amigas na Ação Social

12 – Roseane Matos, da Casa dos Conselhos

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade