Sessão especial da Câmara Municipal comemora os 40 anos da Feira do Produtor Rural de Santarém

Em uma tarde festiva, nesta terça-feira (20), a história da Feira do Produtor Rural de Santarém foi comemorada em sessão especial da Câmara Municipal com homenagens e emoção pelos 40 anos da trajetória da ação que mais impulsionou a agricultura familiar de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos. A iniciativa do vereador Erasmo Maia (União Brasil) também foi marcada pelo reconhecimento a personalidades, empresas, órgãos, instituições e entidades

O parlamentar, inclusive, ressaltou a importância da Feira do Produtor Rural para o desenvolvimento dos municípios. “É um resgate histórico e uma forma de valorizar a história de quem atua no setor há décadas”, disse o autor da sessão.

A Feira do Produtor Rural precedeu a Associação de Produtores Rurais de Santarém (APRUSAN). Uma forma de possibilitar e reivindicar o acesso a direitos. “É um momento de muita alegria relembrar essa história, a feira e a Aprusan estão unidas”, declarou José Sebastião Paixão da Costa, atual coordenador da entidade.

Na ocasião foram homenageados feirantes, agricultores, ex-coordenadores da Aprusan, ex-prefeitos, extensionistas da Emater e pessoas que atuaram para a criação da Feira. Tereza Maia foi a única representante feminina na coordenação da Aprusan, recebeu uma homenagem durante a sessão. “Naquela época eu enfrentei muito preconceito, não dos produtores rurais, mas não era comum mulheres assumirem esse cargo”, disse Terezinha que contou ainda que venceu todos os desafios com diálogo.

O ex-prefeito Ronan Liberal foi um dos que mais atuou para a construção de espaços adequados para os agricultores. “Esses homens e mulheres contribuem diretamente para a economia da região, eles precisam de apoio e principalmente de incentivo. Por isso foi feito o Mercadão 2000, um complexo de abastecimento e hoje é a maior feira”, completou.

Hoje Santarém tem feiras do produtor sendo realizadas no Mercadão 2000, na COHAB e no Aeroporto Velho. “A venda dos produtos da agricultura familiar expandiu com a criação desses espaços, hoje a feira recebe produtores de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra”, festejou o secretário municipal de Agricultura e Pesca Bruno Costa.

A Câmara Municipal de Santarém confere a homenagem num momento especial, na semana de aniversário de Santarém. “É uma satisfação receber esses homens e mulheres num momento tão festivo, eles estão ligados à história do nosso município “, concluiu o presidente da Casa Legislativa Sílvio Neto (União Brasil).

Entidades Homenageadas:

• Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PA);
  • Prefeitura Municipal de Belterra;
  • Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos;
  • Prefeitura Municipal de Santarém;
  • Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém. (STTR);
  • Sindicato Rural de Santarém (SIRSAN);
  • Sistema Arquidiocesano de Comunicação.

Personalidades Homenageadas:

• Adelson Justo Miranda (in memorian);