Sessão especial destaca Dia da Consciência Negra

0

Ver. Professor Josafá

Nesta sexta-feira (24), a Câmara Municipal de Santarém realizou uma sessão especial pelo Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A sessão foi proposta pelo vereador professor Josafá Gonçalves (PL).

Durante pronunciamento, o parlamentar declarou que os dias de escravidão e açoite ao povo negro não ficaram no passado. Segundo ele, preconceito e desrespeito aos povos ancestrais, ainda que negada, é uma forma de violência e açoite. “(A sessão) é um reconhecimento à luta do negro e à importância desses povos para a construção do país. Um repúdio ao preconceito e à discriminação”, argumentou.

Mário Fernando Martins

Durante a sessão foram homenageadas 21 personalidades e instituições que contribuem para uma sociedade antirracista ou afrocentrada. Entre os homenageados Mário Fernando Martins, presidente da Associação Quilombola de  Murumurutuba. “É muita honra ter o trabalho reconhecido como liderança comunitária, a nossa luta, empenho e busca por direitos é diária”, frisou.

Marcos Munhoz.

O enfermeiro Marcos Munhoz, que também foi condecorado, ressaltou a importância de um espaço de homenagens e reflexões dentro da Câmara Municipal. “Sessões como essa são necessárias para despertar a valorização do negro, inclusão social, e quebra de preconceitos como racismo estrutural”.

Iêda Rodrigues

A advogada Iêda Rodrigues Sousa, enfatizou que as leis são importantes para indicar à sociedade o comportamento correto e punir que prática a discriminação. “Por isso eu parabenizo a todos que estão aqui recebendo a homenagem, e também à Câmara por reconhecer a importância destas lideranças”, declarou.

Apresentações culturais.

Durante a sessão foram feitas apresentações culturais. O centro Municipal de Educação Infantil Maria Raimunda, com as turmas do Maternal I B, apresentou uma dança que destaca a cultura negra ainda na infância. E a Escola Municipal Maria de Lourdes Almeida apresentou o Lundum.

“Esta é a casa do povo, todas os povos, todas as culturas e todas as formas de identidade tem espaço e valor, por isso nos sentimos honrados em promover este espaço de reflexão e homenagem”, concluiu o presidente da Câmara vereador Silvio Neto (União Brasil).

Homenagens – A lista de homenageados foi definida pelos vereadores, instituições e entidades ligadas ao movimento negro em Santarém:

Aline Lemos de Almeida
Amilton Amaral de Sousa
Benedito Jorge Ribeiro
CEMEI Maria Raimunda Pereira de Sousa
Daricleide dos Santos Costa
E.M.E.F Maria de Lourdes Almeida
Elinelson de Sousa Santos
Iêda Rodrigues de Sousa
Irinelisson Jander Costa Coelho
João Batista de Lima
Joilson Vasconcelos dos Santos
Mara Roberta Pereira de Souza Cardoso
Mara Vanice Amaral Cardoso
Marcos Frank Araujo Munhoz
Maria Odete Simões Costa
Mário Augusto Pantoja de Souza
Mário Fernando Martins Bentes
Rain dos Santos Souza
Rene Farias dos Santos
Romy Eduardo Ferreira Castro
Waldenicy Helena Teles Viegas

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade