Sessão especial destaca Dia da Consciência Negra

Ver. Professor Josafá

Nesta sexta-feira (24), a Câmara Municipal de Santarém realizou uma sessão especial pelo Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A sessão foi proposta pelo vereador professor Josafá Gonçalves (PL).

Durante pronunciamento, o parlamentar declarou que os dias de escravidão e açoite ao povo negro não ficaram no passado. Segundo ele, preconceito e desrespeito aos povos ancestrais, ainda que negada, é uma forma de violência e açoite. “(A sessão) é um reconhecimento à luta do negro e à importância desses povos para a construção do país. Um repúdio ao preconceito e à discriminação”, argumentou.

Mário Fernando Martins

Durante a sessão foram homenageadas 21 personalidades e instituições que contribuem para uma sociedade antirracista ou afrocentrada. Entre os homenageados Mário Fernando Martins, presidente da Associação Quilombola de  Murumurutuba. “É muita honra ter o trabalho reconhecido como liderança comunitária, a nossa luta, empenho e busca por direitos é diária”, frisou.

Marcos Munhoz.

O enfermeiro Marcos Munhoz, que também foi condecorado, ressaltou a importância de um espaço de homenagens e reflexões dentro da Câmara Municipal. “Sessões como essa são necessárias para despertar a valorização do negro, inclusão social, e quebra de preconceitos como racismo estrutural”.

Iêda Rodrigues

A advogada Iêda Rodrigues Sousa, enfatizou que as leis são importantes para indicar à sociedade o comportamento correto e punir que prática a discriminação. “Por isso eu parabenizo a todos que estão aqui recebendo a homenagem, e também à Câmara por reconhecer a importância destas lideranças”, declarou.

Apresentações culturais.

Durante a sessão foram feitas apresentações culturais. O centro Municipal de Educação Infantil Maria Raimunda, com as turmas do Maternal I B, apresentou uma dança que destaca a cultura negra ainda na infância. E a Escola Municipal Maria de Lourdes Almeida apresentou o Lundum.

“Esta é a casa do povo, todas os povos, todas as culturas e todas as formas de identidade tem espaço e valor, por isso nos sentimos honrados em promover este espaço de reflexão e homenagem”, concluiu o presidente da Câmara vereador Silvio Neto (União Brasil).

Homenagens – A lista de homenageados foi definida pelos vereadores, instituições e entidades ligadas ao movimento negro em Santarém:

Aline Lemos de Almeida
Amilton Amaral de Sousa