Sessão especial exalta reservistas santarenos

Nesta quinta-feira (01.12), a Câmara Municipal de Santarém realizou uma sessão especial em reconhecimento aos reservistas de Santarém. Participaram do evento solene representantes das forças de segurança em atuação no município.

O Dia do Reservista é comemorado em 16 de dezembro, data de nascimento do poeta e grande patriota Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac, consagrado Patrono do Serviço Militar. O vereador professor Josafá Gonçalves (PL) representou a mesa diretora da Casa e destacou a importância destes homens que dedicaram tempo e esforço ao Exército Brasileiro. “Hoje eles fazem parte da sociedade e continuam a servir o país como homens bordados”, enfatizou.

O Dia do Reservista foi instituído para motivar a reflexão, de todos os brasileiros, sobre o papel da classe perante à Nação: a defesa da Pátria e todos os valores que ele representa. Valores enfatizados pelo autor da sessão Didi Feleol (PP), “Estes homens formaram um compromisso com a nação, por amor à pátria”, disse.

O Cel, Antenor Oliveira, coordenador de Segurança do Centro Regional de Governo, elogiou a Casa Legislativa pelo reconhecimento. Ele, que também é reservista, lembrou da dedicação ao exército. “Se torna nossa casa e estabelece um padrão de honra que levamos por toda vida e em qualquer serviço desenvolvido por nós”, ressaltou.

Durante a sessão, foram feitas 21 homenagens a reservistas do exército. O secretário Municipal de Turismo Alaércio Cardoso, que na ocasião representou o prefeito Nélio Aguiar, foi homenageado pelo tempo que serviu no exército. “É um reconhecimento a quem serviu o Brasil. Hoje eu sou reservista e pra mim é gratificante ser lembrado neste dia”, comemorou.

São considerados reservistas aqueles que serviram ao exército e estão sujeitos às forças armadas mediante convocação do Ministério da Defesa. Para Jean Carlos Leitão, reservista e presidente do Instituto Cidadão pró Estado do Tapajós, este é um dia de exaltar aqueles que, mesmo fora do exército, continuam a serviço da nação. “O que aprendemos no serviço militar levamos pra vida. Nós aprendemos a ser protetores da pátria e do cidadão brasileiro “, frisou.

Homenageados – A lista de homenageados foi definida pela Associação dos Reservistas de Santarém:

Alaércio Magal Cardoso

Alexandre Alves de Sousa –