Sessão especial exalta reservistas santarenos

0

Nesta quinta-feira (01.12), a Câmara Municipal de Santarém realizou uma sessão especial em reconhecimento aos reservistas de Santarém. Participaram do evento solene representantes das forças de segurança em atuação no município.

O Dia do Reservista é comemorado em 16 de dezembro, data de nascimento do poeta e grande patriota Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac, consagrado Patrono do Serviço Militar. O vereador professor Josafá Gonçalves (PL) representou a mesa diretora da Casa e destacou a importância destes homens que dedicaram tempo e esforço ao Exército Brasileiro. “Hoje eles fazem parte da sociedade e continuam a servir o país como homens bordados”, enfatizou.

O Dia do Reservista foi instituído para motivar a reflexão, de todos os brasileiros, sobre o papel da classe perante à Nação: a defesa da Pátria e todos os valores que ele representa. Valores enfatizados pelo autor da sessão Didi Feleol (PP), “Estes homens formaram um compromisso com a nação, por amor à pátria”, disse.

O Cel, Antenor Oliveira, coordenador de Segurança do Centro Regional de Governo, elogiou a Casa Legislativa pelo reconhecimento. Ele, que também é reservista, lembrou da dedicação ao exército. “Se torna nossa casa e estabelece um padrão de honra que levamos por toda vida e em qualquer serviço desenvolvido por nós”, ressaltou.

Durante a sessão, foram feitas 21 homenagens a reservistas do exército. O secretário Municipal de Turismo Alaércio Cardoso, que na ocasião representou o prefeito Nélio Aguiar, foi homenageado pelo tempo que serviu no exército. “É um reconhecimento a quem serviu o Brasil. Hoje eu sou reservista e pra mim é gratificante ser lembrado neste dia”, comemorou.

São considerados reservistas aqueles que serviram ao exército e estão sujeitos às forças armadas mediante convocação do Ministério da Defesa. Para Jean Carlos Leitão, reservista e presidente do Instituto Cidadão pró Estado do Tapajós, este é um dia de exaltar aqueles que, mesmo fora do exército, continuam a serviço da nação. “O que aprendemos no serviço militar levamos pra vida. Nós aprendemos a ser protetores da pátria e do cidadão brasileiro “, frisou.

Homenageados – A lista de homenageados foi definida pela Associação dos Reservistas de Santarém:

Alaércio Magal Cardoso

Alexandre Alves de Sousa –

Ancelmo Sousa Nascimento

Antenor Rodrigues Lavor Neto

Carlos Jair Gloria do Amarante

Cb Adilson de Sousa Rocha

Edclei Rodrigues Vasconcelos

Elias Rebouças de Amorim

Elmir Figueiredo Monteiro

Emanuel Jorge da Silva

Francisco Celivaldo de Morais Gonçalves

Francisco Cirineu Silva Mota

Gemerson Araújo da Silva

Geraldo Alves da Silva Junio

Germano Geraldo Carneiro do Vale

Ismael Rodrigues Reis

Jailson Rabelo Picanço

Jeorge Andrade Diniz

João da Costa Pereira Neto

Jonivaldo Roberto Silva de Almeida

Jose Antonio da Silva Oliveira

Leonaldo da Silva Castro

Raimundo Elson Mota da Silveira

Raimundo Odivaldo Correa Branches

Raimundo Reginaldo Oliveira da Silva

Ramiro Nonato Vasconcelos de Siqueira

Ruinaldo Sousa da Silva

Sidmar de Oliveira

Tem-Cel Luciano Flávio

Vereador Didi Feleol

Westerley Rilkson Rocha Ramalho

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade