Sessão especial homenageia mulheres da PM de Santarém

A corporação feminina da Polícia Militar do Estado do Pará foi homenageada em sessão especial da Câmara Municipal de Santarém nesta terça-feira (2). O requerimento, de autoria do vereador Carlos Silva (Podemos), comemorou o Dia Estadual da Policial Militar Feminino, exaltando a presença das mulheres em uma área que exige bravura e coragem. A sessão foi aberta pelo presidente em exercício Gerlande Castro (PP) e agraciou 24 policiais na tarde festiva.

“Muito nos honra essa merecida homenagem. São mais de quatro décadas de participação feminina na Polícia Militar do Pará. Nós temos o juramento de defender e proteger a sociedade com o sacrifício da nossa própria vida. Portanto, essa homenagem do Poder legislativa também nos estimula a buscar novas conquistas, tanto na instituição quanto na sociedade”, afirma a Capitã Ana Leopoldino, do I Comando de Policiamento Regional (CPR- I), que também é psicóloga.

A 3º sargento Rosineide Nobre, da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipamb), festeja a honraria que recebeu como uma premiação pelo trabalho que desempenha a serviço da população santarena: “eleva a autoestima de qualquer servidor público. Eu me sinto realizada em poder contribuir com a sociedade e a nossa imensa Amazônia”, enfatizou.

A subtenente Lucilene Dias, do 2º Batalhão de Missões Especiais (BME), é da primeira turma de policial feminino de Santarém. Depois de cinco anos na reserva, ela retornou à corporação por meio de um programa de governo. “Com certeza, é uma honra muito grande, depois de aposentada receber uma homenagem como essa. O trabalho da mulher policial é grandioso porque a gente precisa conciliar ser mãe, ser esposa e desempenhar um papel profissional com maestria”, celebrou.

O vereador Carlos Silva ressaltou a missão desempenhada pelas mulheres da PM/PA. “Essas mulheres representam o que tem de melhor na nossa cidade, é importante que elas estejam aqui, abrilhantando nossa Casa, sendo homenageadas nesta tarde pela bravura e ética que representam as mulheres de Santarém”, afirmou o autor da sessão.

A vereadora Alba Leal (MDB) fez questão de estar presente para enaltecer o trabalho das policiais militares. A parlamentar enalteceu a importância das mulheres nos diversos espaços das estruturas sociais. “São mulheres empoderadas e fortalecidas, que fortalecem o nosso município. A mulher precisa do seu espaço garantido porque é competente e capaz de servir à sociedade em qualquer lugar”, disse uma representantes femininas no parlamento santareno.

O secretário adjunto Regional de Governo Inácio Corrêa também esteve na tarde de homenagens. “As policiais militares, dentre outras coisas, têm contribuído muito com a sensibilidade e organização, e isso fortalece muito o trabalho da Policia Militar do Pará”, expressou.