Sessão especial marca os 361 anos de Santarém e 193 anos da Câmara Municipal.

Seis personalidades foram agraciadas com a “Comenda Osman Bentes de Sousa”, a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Municipal.

Nesta terça-feira (21), a Câmara Municipal de Santarém realizou uma sessão especial em homenagem aos 361 anos da Pérola do Tapajós e 193 anos do Poder Legislativo do município. Na ocasião, aconteceu a entrega da medalha Osman Bentes de Souza, maior honraria do poder Legislativo. Ao todo, foram seis homenageados.

O atual Secretário Municipal de Administração, Emir Aguiar, foi um dos agraciados e relembrou a atuação durante os cinco mandatos em que atuou como vereador, inclusive como presidente da Câmara. “O sentimento é de gratidão pelo reconhecimento de todo o trabalho que fizemos no Poder Legislativo, sempre procurando enaltecer e engrandecer a Casa do Povo”, enfatizou.

O médico Tardélio Torquato Mesquita, direto técnico do Samu, disse que a medalha é um carinho dado aos trabalhos e projetos desenvolvidos na área da saúde, especialmente durante a pandemia, em que todo a dinâmica de atuação foi impactada. “Para mim, é uma satisfação muito grande receber essa homenagem, uma forma de receber o carinho da população. A gente se sente abraçado depois de tudo o que vivemos durante a pandemia, depois de muita luta”, celebrou.

Exaltando, ainda, bons desempenhos no combate à pandemia do novo coronavírus, Henderson Pinto foi homenageado pela sua trajetória como legislador e pela sua gestão enquanto Secretário Regional de Governo, entre o período entre 2019 e o início de 2022, quando esteve à frente das ações de combate e enfrentamento do coronavírus. “Eu fico muito feliz em participar de um momento como esse, estar recebendo essa homenagem, que me surpreendeu e me deixou emocionado, pelo trabalho como vereador e secretário de estado”, afirmou o ex vereador, agradecendo ao poder legislativo e ao povo santareno. Henderson Pinto esteve, ainda, representando o Governador Helder Barbalho, que não conseguiu chegar a tempo de receber a honraria devido a problemas de logística relacionados à agenda em outro município.

A senhora Marcia Carneiro, que há mais de 52 anos atua na Casa da Amizade, recebeu a medalha também pelo seu envolvimento com o grupo Mãos Unidas na Ação Social (Manas), que ajudou a fundar, e, ao longo dos últimos anos, conseguiu a doação de lençóis, roupas para cirurgia e 26 centrais de ar para o Hospital Municipal de Santarém. Para ela, é um trabalho prazeroso e a homenagem um momento de muita emoção: “é uma homenagem maravilhosa. O trabalho que eu faço, todo ser humano tem a obrigação de fazer, que é ajudar uns aos outros”, ressaltou.

Servidora da Câmara Municipal de Santarém, Edenilza Cohen manifestou-se honrada por estar recebendo a comenda Osman Bentes de Sousa, que destaca a sua trajetória de 34 anos a serviço da Casa do Povo, onde teve a oportunidade de participar de momentos históricos. “Sentimento de muita gratidão pelos anos de trabalho, dedicação e respeito. É uma honra ter trabalhado na Câmara, participado da primeira elaboração da Lei Orgânica do Município. Me sinto muito honrada e grata por esse momento”, manifestou.

Para o presidente da Casa, Ronan Liberal Jr, este é um mês especial para a cidade e para o parlamento santareno, que tem bastante a comemorar. “Essa é uma das casas legislativas mais antigas do país e hoje nós estamos fazendo esse congraçamento com todos os que recebem essa honraria”, afirmou. Segundo ele, escolher quem serão os homenageados com a medalha Osmam Bentes “é uma responsabilidade muito grande. Em nome dessas seis pessoas, nós vamos homenagear também o nosso povo, que com o seu trabalho, faz grande, próspero e feliz o nosso município”, finalizou

Inauguração – Antes do início da solenidade desta terça-feira, ocorreu a inauguração da nova sala da presidência da Câmara Municipal e Santarém. O padre Sidnei Canto esteve presente dando a benção para o lugar, que recebeu o nome de XX.

Por João Vítor Lima – Assessoria da ASCOM/CMS