Sessão especial na Câmara de Santarém rende homenagens aos profissionais das Ciências Contábeis

0

A solenidade foi requerida pelo vereador Alexandre Maduro (MDB) e organizada em parceria com a Associação dos Contadores do Oeste do Pará.

 A Câmara Municipal de Santarém realizou, na tarde desta terça-feira (21), no Plenário Vereador Benedito Magalhães, sessão especial em homenagem aos contadores, na véspera da data em que se comemora o dia da categoria. A programação foi solicitada pelo vereador Alexandre Maduro (MDB) que presidiu os trabalhos.

Compuseram a mesa oficial o presidente em exercício da Câmara Alysson Pontes (PSD); Alexandre Maduro; Josilene Pinto, secretária de Finanças do Município; Lourdes Maria Carvalho, delegada da Receita Federal; Gina Corrêa, coordenadora regional da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa); Mikhail Carvalho, presidente da Vox Contábil; Márcia Ximenes, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unama; Sidney Baumann, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Roberto Branco, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e Antônio Carlos, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade.

O vereador Professor Josafá Gonçalves (PL) foi quem leu o requerimento que originou a sessão. Além das informações comuns aos trâmites do trabalho, o documento enalteceu a história da profissão dos contadores e a importância da categoria para a sociedade. Em seguida, um vídeo foi apresentado ao público, em que foram mostrados diversos contadores e contadoras que atuam em Santarém, incluindo alguns profissionais falecidos, homenageados in memoriam.

Durante o evento, a banda da Polícia Militar e os músicos Andreson Dourado, no teclado, e Marcele Almeida, no vocal, abrilhantaram com números musicais, destacando composições regionais e a Música Popular Brasileira. O conjunto da PM, além de canções de ritmos diversos, tocou os hinos nacional e municipal.

As homenagens especiais foram direcionadas a 14 profissionais que atuam ou atuaram na iniciativa privada e no serviço público. Todos receberam uma placa pelos relevantes serviços prestados aos clientes e à população. Três profissionais falecidos tiveram placas entregues a representantes de suas famílias.

Raimundo Edmilson Santos Filho falou em nome dos homenageados. “Esse reconhecimento torna para todos nós mais que especial”. O contador agradeceu a Deus, a sua família, à Vox Contábil. Ele enalteceu ainda a importância da educação na formação profissional. “Hoje, depois de tudo que passei, se pudesse voltar atrás e escolher, seria sem dúvida contador. Sou feliz por unir o agradável ao agradável”, enfatizou o profissional, destacando ainda o caráter ético da profissão ao falar de termos técnicos que estão no caminho do contador, tanto no público quanto no privado.

O presidente da Vox Contábil Mikhail Carvalho destacou que o Brasil conta com 500 mil trabalhadores no setor, os quais para exercerem a profissão passam por um exame de proficiência. “Revolucionar, reinventar, é o que ocorre com a profissão contábil. A Vox Contábil ainda está em desenvolvimento, pois foi fundada em 2015. Nossos associados contam com diversos convênios”, citou Carvalho, que enumerou alguns feitos da associação em prol de seus filiados e do trabalho em Santarém e região. Presidente em exercício da entidade, Mikhail enalteceu a presidente Lindomar Rodrigues, que está licenciada por questões particulares.

O conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade Antônio Carlos Ferreira destacou uma conquista recente da categoria, que ficou desobrigada a responder por atos de seus clientes. Ele salientou ainda que os conselhos regionais e as associações são importantes para o aprimoramento da profissão e a manutenção dos direitos dos profissionais e do contribuinte e da administração pública.

 

Respeito, gratidão e sucesso foi o que disse Sidney Baumann ao usar a palavra. Ele detalhou cada uma dessas palavras dirigidas aos profissionais. “Parabéns, contadores”, congratulou.

 

 

 

A titular da Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof), que representou o prefeito Nélio Aguiar na sessão, fez referência a conquistas da classe contábil, dentre as quais o processo e desburocratização para dar celeridade a todos os processos. “O alvará está sendo liberado em menos de 24h. Quero destacar a parceria dos contadores com a nossa sala do empreendedor”, enfatizou. Josilene Pinto felicitou ainda a equipe que trabalha com ela na Prefeitura de Santarém. Ela acrescentou que o empenho do grupo “permite que Santarém esteja apto a receber qualquer recurso, mas também a realizar atividades em prol da população”. Em nome do prefeito, a secretária agradeceu aos profissionais.

A delegada da RF Santarém Lourdes Tavares agradeceu aos contadores pela parceria junto à autarquia, e apontou o crescimento na porcentagem de recolhimento do imposto de renda, sobre o qual esses profissionais têm participação direta.

 

 

Por fim, o vereador Alexandre Maduro agradeceu a todos os convidados e se colocou à disposição da classe. “Perceptível a mudança na forma como a sociedade enxerga o profissional da Contabilidade. É a figura chave para que as organizações tenham sucesso. É a partir da contabilidade que você tem a segurança para tomar uma decisão. Além do trabalho que fazem, tem o lado socioeconômico. Esta Casa está disponível para simplificar e contribuir com o trabalho desses profissionais”.

Dia do Contador – A data de comemoração da categoria é 22 de setembro, que faz alusão à assinatura, em 1945, pelo presidente Getúlio Vargas, da criação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis do Brasil.

Por Jefferson Santos – jornalista da Ascom/Câmara

Lista dos homenageados:

 

Da iniciativa privada:

 

Elis Nascimento;

Jandir dos Santos;

Raimundo Edmilson;

Rosilane da Silva;

Elielma de Sousa;

Jarbas Lima.

 

Da administração pública:

 

Antônio Ferreira;

Afrânia Lins;

Luiz Jorge da Silva;

Roberto dos Santos;

Maria da Saúde.

 

In memoriam:

 

Luiz Nogueira;

Maria Pinto;

Selezio de Jesus.

 

 

 

 

 

 

VEREADORES PRESENTES

 

 

Aguinaldo Promissória (PSL)

Alexandre Maduro (MDB)

Alysson Pontes (PSD)

Ângelo Tapajós (Republicanos)

Biga Kalahare (PT)

Didi Feleol (PP)

Dr. Carlos Martins (PT)

Enfermeiro Murilo Tolentino (PSC)

Professor Josafá Gonçalves (PL)

 

 

AUSENTES COM JUSTIFICATIVA

 

Adriana Almeida (PV) – Agenda externa

Elielton Lira (Avante) – Reunião com lideranças comunitárias.

Erasmo Maia (DEM) – Reunião com lideranças da BR-163 na comunidade Cedro.

JK do Povão (PSDB) – Agenda externa.

Júnior Tapajós (PL) – Agenda na região do Arapiuns.

Carlos Silva (PSC) – Cumprindo agenda parlamentar em Belém.

Enfermeira Alba Leal (MDB) – Agenda Parlamentar na região do Lago Grande.

Erlon Rocha (MDB) – Problemas de saúde.

Gerlande Castro – Reunião com o prefeito Nélio Aguiar.

Jandeilson Pereira (DEM) – Audiência em Brasília com o secretário nacional de Aquicultura e Pesca Jorge Seif Júnior.

Ronan Liberal Jr. (MDB) – Audiência em Brasília com o secretário nacional de Aquicultura e Pesca Jorge Seif Júnior.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade