Somos responsáveis pela nossa vida e das pessoas que amamos”, diz Dayan Serique sobre flexibilização do isolamento social

Ao usar a tribuna durante a sessão desta quarta-feira (22), o vereador Dayan Serique (PL), comentou que vem recebido vários questionamentos  através das redes sociais de pessoas que estão preocupadas com a reabertura dos bares, restaurantes e praias e lembrou que a pandemia não acabou e dados apontam um avanço da doença no município.

“Alguns dados divulgados mostram uma queda na curva, outros dizem que a contaminação não está reduzindo. Independente das informações que veiculadas por aí, o vírus ainda está circulando e somos responsáveis pela nossa vida, pela vida das pessoas que amamos, não é por que praia e bar está liberado que as pessoas são obrigadas a frequentar esses ambientes” enfatizou.

O parlamentar é favor de que a população siga as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), mantenham o distanciamento social, os protocolos de higiene pessoal e acima de tudo se cuidem, se protejam. O vereador reforça que as pessoas só devem sair se for para fazer algo urgente e necessário na rua, caso contrário #fiqueemcasa.

“Embora haja a flexibilização do isolamento social, retomada gradual do comércio e demais atividades, não devemos relaxar nos cuidados, nós devemos ser responsáveis pela nossa saúde e não atribuir somente ao poder público essa responsabilidade”, destacou Serique.

Comitê Intersetorial

Dayan destacou também a criação do Comitê Intersetorial de Educação, que tem como objetivo planejar e debater com os representantes das entidades, a criação de um protocolo, visando à retomada gradual das atividades escolares, que ainda não tem previsão de retorno.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) já está em conversação com a Comissão de Educação da Câmara, sindicatos e professores, que juntos estão alinhando qual é a melhor forma de pensar num retorno às atividades escolares.  De acordo com Serique, caso haja o volta às aulas, o mais importante nesse momento será focar nas potencialidades dos alunos, treinar a  leitura, oralidade, escrita, operações matemáticas: “não adianta correr com o conteúdo que deveria ser repassado em um ano, resumir em quatro meses”, disse.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a saúde dos professores e demais profissionais de educação. Há uma preocupação com o bem-estar dessas pessoas, alguns já sofrem com outras comorbidades como: diabetes, pressão alta, esse grupo de pessoas ficarão trabalhando em home-office, o restante irá participar do planejamento, já um entendimento na esfera municipal sobre essa questão.

Ana Carolina Maia – Assessora de Imprensa do Vereador Dayan Serique