Superlotação na UPA-24h preocupa Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Santarém

Gerlande Castro

Na segunda-feira (01/02), a Comissão de Saúde visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). O resultado da visita foi apresentado pelo vereador Gerlande Castro (PSB), na sessão virtual da Câmara Municipal de Santarém desta terça-feira (02/02). Ele se mostrou preocupado com a superlotação, bem como, com o atendimento acima da capacidade.

O parlamentar explicou a estratégia de visitas às unidades e instituições de saúde. São feitas de surpresa, em setores específicos, e foram intensificadas. A ordem das atividades é definida com base nas necessidades da população para enfrentamento ao novo coronavírus.

Para amenizar a situação, cobrou a instalação e funcionamento do Hospital de Campanha. Lamentou a morte de uma jovem de 30 anos de idade que foi intubada durante a manhã, mas não resistiu e morreu por conta de complicações da Covid-19, na UPA.

“Pra nós é uma tristeza muito grande, precisamos juntar forças e evitar perder vidas”, lamentou Gerlande.