Tradição e Resistência: Poder Legislativo comemora 50 anos de retomada da Festa do Çairé

Em um momento histórico que se festeja os 50 anos de retomada da Festa do  Çairé, foi realizada nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Santarém, sessão especial de Santarém para destacar o simbolismo da mistura entre o sagrado e o profano. A festa realizada anualmente em setembro é um dos maiores eventos culturais do Oeste do Pará. A iniciativa partiu do vereador Erasmo Maia (União Brasil) e foi marcada pelo reconhecimento a personalidades e instituições que fortalecem a tradição e a Festa do Çairé.

Erasmo Maia destacou a importância do Çaire em nosso município. “Precisamos sempre fortalecer e comemorar essa data, pois o Çaié hoje é a maior festa cultural do estado do Pará e da região Norte, envolvendo a parte religiosa e cultural que abrange a retomada dos botos. Tudo isso contribui para revivermos essa tradição dentro da Câmara Municipal de Santarém com todos os itens desta linda Festa”, disse o autor da sessão.

Este ano, a festa do Çairé na vila balneária de Alter do Chão será realizada no período de 14 a 18 de setembro, em uma edição especial em comemoração aos 50 anos, desde a sua retomada em 1973. “Esta é a primeira vez que a festa do Çaire recebe uma homenagem na Câmara Municipal de Santarém, principalmente neste ano que se comemora 50 anos de retomada da Festa. A festa acontece a mais de 300 anos em Alter do chão, mas houve uma proibição e devido isso ficou suspensa. Mas, em 1973 retornou. Não comemoramos apenas a retomada do Çaire, comemoramos 50 anos de  resistência do povo Borari e do povo santareno”,  declarou Osmar Vieira de Oliveira, Coordenador da Festa do Çairé.

O prefeito Nélio Aguiar esteve participando da sessão especial e destacou o incentivo da Câmara Municipal ao Çairé, ao comemorar os 50 anos da retomada da festa. “A iniciativa do Poder Legislativo é motivo para parabenizar, ver a cultura santarena e do povo Borari sendo valorizada pela Câmara Municipal de Santarém é muito importante, pois o Çaire é uma riqueza cultural muito grande. São mais de 300 anos de tradição”, ressaltou.

Paralelos à Festa do Çairé é realizado o Festival dos Botos, onde se enfrentam os botos Cor de Rosa e Tucuxi em apresentações temáticas no Lago dos Botos. Eles encenam a lenda do cetáceo que se transforma num homem bonito, seduz e engravida as jovens das comunidades ribeirinhas.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém enfatizou a importância de homenagear os 50 anos da retomada da festa. “É uma alegria muito grande a Câmara Municipal de Santarém abrir esse espaço para a nossa cultura folclórica e religiosa, através do vereador Erasmo Maia para prestigiar essas pessoas que fazem a cultura de Santarém”, enfatizou o vereador Silvio Neto (União Brasil).

Homenagens – Durante a sessão os vereadores homenagearam 37 personalidades que fazem parte da história do Çairé em Alter do Chão. A lista foi definida, em sua maioria pelos comunitários da vila balneária:

Mauro Luiz Lobato de Vasconcelos

Miguel Augusto Wanghan de Sousa

Leilane Domitilla Sousa de Vasconcelos

Urbana Coelho Ferreira

Edilberto Ferreira Costa

Olenice de Jesus Vieira Borari

Maria Ednelia Ferreira Corrêa

Izelon da Silva Pinto

Célio Carlos Camargo

Dalva de Jesus Vieira

Benedita Pereira Maduro