Na tarde desta quarta-feira (24), o vereador petista Biga Kalahare participou do bate-papo virtual “Jornada vacina para todos, já”. A iniciativa do Partido dos Trabalhadores (PT), que foi realizada em vários estados brasileiros contou com a participação de ex-ministros, gestores estaduais e municipais, especialistas em saúde, parlamentares, lideranças sindicais e movimentos sociais. O movimento busca dialogar sobre formas de agilizar o processo de vacinação no país, visando a diminuição de óbitos e assegurando a saúde da população mais vulnerável.
Biga Kalahare representou o município de Santarém, e destacou em sua fala a importância da vacina para toda a população. Considerando que a imunização trará muitos benefícios, o parlamentar destacou que o Pará ainda imuniza em menor proporção, principalmente na região Oeste, onde Santarém está localizada. “Se Belém já sente o reflexo desse problema, imaginem os municípios mais pequenos”, frisa.
Para o petista, a vacinação é a esperança de dias melhores, visto que representa uma certa tranquilidade para as pessoas, que precisam sair todos os dias de casa para trabalhar. “Nós precisamos dessa vacina para sair de casa. Pessoas que trabalham com o público como eu, sentem essa necessidade. Sou a favor da vacinação, da luta, e espero que sejamos abençoados com mais doses e o mais rápido possível”, acrescentou o vereador, que, na última quinta- feira (18), aproveitou a vinda do ministro da Saúde Eduardo Pazuello a Santarém para entregar um relatório da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais sobre os casos de Covid-19 no município, durante a entrega do novo Hospital de Campanha.
Contexto do debate – Com 8.702.353 habitantes, o Pará é o estado que recebeu a menor quantidade de vacinas contra a Covid-19, e está em último lugar no ranking de vacinação no país. O Governo Federal enviou 315.840 doses, suficientes para imunizar apenas 2,10% da população. Durante a passagem por Santarém, acompanhado do governador Helder Barbalho e do prefeito Nélio Aguiar, além de vereadores da Câmara Municipal de Santarém, o ministro da Saúde anunciou que o estado receberá 1,5 milhão de doses até o fim do mês de março. Segundo Pazuelo, a vacina será distribuída assim que o ministério for recebendo os lotes.
Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare