Vacinação contra Covid e Influenza é realizada na Câmara de Vereadores

Na manhã de quinta-feira (29), foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Santarém uma campanha de vacinação com a aplicação de imunizantes contra a Covid 19 (Pfizer Bivalente) e H1N1 (influenza), voltadas para os servidores da casa legislativa. A campanha foi sugerida pela Vereadora Enfermeira Alba Leal (MDB).

A ação foi oportunidade de imunização aos servidores.

A parlamentar explicou que a iniciativa foi motivada pela importância do incentivo à vacinação dos servidores da Casa. “É de fundamental importância aos servidores estarem vacinados, temos um grande fluxo de pessoas aqui na casa do povo. E, como todos os anos, tem a atualização da vacinação para influenza, nós solicitamos essa vacinação aqui para os profissionais da casa. Então hoje vários profissionais participaram, receberam essa imunização tanto para a Covid como também a atualização na sua carteirinha em relação à influenza”, explicou a parlamentar.

A servidora Tatiana Amaral, tomou as duas vacinas oferecidas na campanha, “É muito importante pra gente, servidor, que está diariamente em contato com o público aqui na câmara fazer essa imunização. Muitas vezes não temos tempo de se deslocar durante a semana até as UBS’s, Então esse tipo de campanha aqui ajuda a nos mantermos protegidos contra as doenças”, afirmou.

Já para Cilene Oliveira, da assessoria de comunicação da CMS foi uma oportunidade ímpar poder atualizar a carteira de vacinação e se manter protegida contra a Covid e a Influenza.  “Foi algo muito importante essa ação realizada hoje aqui na Câmara de Vereadores. Muitas vezes por conta dos trabalhos aqui na casa não conseguimos ir até uma Unidade Básica de Saúde e acabamos esquecendo de fazer a imunização contra as doenças. Eu não sabia em qual vacina havia parado na imunização da Covid, hoje eu tomei a bivalente e completei meu esquema vacinal. E a da gripe, que é anual, aproveitei e já tomei também”, ressaltou a servidora, pela comodidade de ter a vacinação disponível no seu local de trabalho.

De acordo com o levantamento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde que esteve fazendo a imunização na Câmara de Vereadores, 48 doses da vacina Pfizer Bivalente foram aplicadas nos servidores e 75 doses da H1N1.

A enfermeira Alba também atualizou o cartão de vacina.

Segundo Alba Leal, outra etapa da campanha de vacinação será realizada durante o mês de julho na Câmara de Vereadores. “Alguns profissionais que não estavam com a sua carteirinha de vacinação não puderam se imunizar, e é preciso o documento para poder saber quantas doses, principalmente da Covid, aquele servidor já recebeu. Então a enfermeira se comprometeu em retornar aqui na Câmara Municipal de Santarém com sua equipe a partir do dia 10 de julho para poder todos os profissionais serem imunizados. Lembrando que a imunização, tanto da Covid como da Influenza, não protege somente a pessoa, mas ela protege a todos, protege o coletivo. Então é muito importante que todos possam receber o imunobiológico”, finalizou a vereadora.