A obra atenderá cerca de 7500 comunitários.
O líder do PSD na Câmara Municipal de Santarém, vereador Alaércio Cardoso, usou a tribuna na tarde desta segunda-feira (17), para repercutir sobre a inauguração da UBS de Pajuçara.
Doze vereadores estiveram presentes nesse momento de festa para a Comunidade de Pajuçara, onde foi entregue uma belíssima unidade básica de saúde que atenderá cerca de 7500 pessoas, incluindo moradores das comunidades de Carapanari, Santa Maria, São Francisco, Fátima, Paraíso Verde e Tapari. “Hoje foi um momento de festa com mais uma entrega de uma belíssima obra que virá para beneficiar a vida daqueles comunitários, onde muitos não tinham condições de vir até o centro, agora contam com uma UBS novinha e completa” falou Cardoso.
A Unidade é fruto da parceria entre Prefeitura de Santarém e da Fundação Dieter Morszeck, a obra foi toda financiada pela fundação ficando só a gestão com a Prefeitura de Santarém. A fundação é equipada com duas aeronaves que fazem o transporte de doentes não só de Santarém, mas dos municípios vizinhos. “O diretor da fundação e idealizador da obra estava presente, Dr. Erick Jennings que foi quem articulou toda a verba para a construção da UBS que é equipada com 12 salas, consultórios médicos e de enfermagem, sala de Saúde da Mulher, sala de procedimentos, farmácia, consultório odontológico, sala de vacinação e espaços de apoio para a equipe de saúde e isso só mostra a força da parceria público privado” contou.
Um ponto importante que é logo após a inauguração a UBS já abriu suas portas para atendimentos, levando uma melhor qualidade de vida a todas essas pessoas, que precisavam pegar condições para chegar até os centros médicos.
Para finalizar o vereador que está apresentando um requerimento em caráter de urgência ao Prefeito Zé Maria Tapajós e ao Secretário de Saúde Everaldo Martins, que possa ser realizado um Processo Seletivo e posteriormente um Concurso Público para a contratação de Agentes Comunitários de Saúde. “Nós temos hoje os ACS’s que trabalham tanto na zona urbana quanto nas zonais rurais e de rios, mas ainda é insuficiente pra atender a alta demanda de Santarém, são esses profissionais que repassam ao Ministério da Saúde as informações que gerem os recursos repassados a cada município e que possamos valoriza los mais, permitindo que eles recebam uma espécie de prêmio por sua dedicação à saúde municipal” finalizou.