Vereador Alexandre Maduro vai a Brasília para solicitar ao governo federal que pescadores atingidos pela seca possam recebeu mais dois meses de auxílio

A forte estiagem registrada na região Oeste do Pará tem feito com que os moradores das comunidades de várzea de Santarém enfrentem dificuldades. Pensando nisso, e em busca de amenizar os impactos da seca para os ribeirinhos, o vereador Alexandre Maduro (MDB) está em Brasília (DF) para solicitar ao governo federal que conceda, por mais dois meses, o pagamento do auxílio aos pescadores.

Além de Alexandre, participaram nesta quarta-feira (18) de uma audiência com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o deputado federal Henderson Pinto, que intermediou o encontro, e o vereador Jander Ilson Pereira, representando a Câmara de Vereadores de Santarém. O ministro foi receptivo com a demanda e afirmou que o Governo Federal já trabalha com uma proposta para atender a este público.

“Sou filho de um produtor, pescador, e conhecendo a realidade, sei como seria importante a presença do Governo Federal na nossa região, para conhecer de perto a situação e agilizar a chegada dos recursos. O pescador, que também é produtor, ficou prejudicado devido à seca. Então, a maneira de podermos levar essa ‘mão amiga’, é estar presentes e tratando desse assunto com celeridade. Afinal, esse cidadão está precisando de amparo hoje!”, ressaltou Alexandre.

Anualmente, o seguro-defeso é pago de novembro a março, mas diante desta, que já é considerada a “maior seca da história”, a ideia é que seja aberta uma exceção é concedido aos trabalhadores da pesca, o benefício por mais dois meses.