Vereador Alexandre Maduro viabiliza o Projeto Abarcar no Aritapera e Urucurituba

No último final de semana foi realizada a primeira expedição do Projeto Abarcar nas Águas, iniciativa realizada pela instituição Médicos do Mundo, em parceria com o vereador Alexandre Maduro (MDB) e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa). A ação esteve na região de várzea de Santarém de 14 a 17 de julho, atendendo a 22 comunidades das regiões do Aritapera e Urucurituba.

A expedição contou com duas Unidades Básicas de Saúde Fluvial (UBSF): Ailton Barros e Abaré II. No total, foram realizados 3.154 procedimentos, dentre consultas médicas, exames como PCCU, dispensação de medicamentos, atendimentos veterinários para cães e gatos, aplicação de anti-pulgas e distribuição de ração.

Sobre o sucesso da ação, o vereador Alexandre Maduro agradeceu a presença dos comunitários e o apoio do governo municipal. “Minha gratidão a todos os voluntários que vieram de São Paulo para atender a essas pessoas, e também ao prefeito Nélio Aguiar, que teve a sensibilidade de nos dar condições para trazer atendimentos em saúde a esse povo. Essa é uma ação inédita que certamente diminuirá as filas de consultas do município”, pontuou Alexandre.

Ao longo da expedição, os ribeirinhos receberam nas comunidades médicos da família, ginecologistas, pediatras, geriatras, clínicos geral, odontólogos e veterinários.

O coordenador do projeto Abarcar, Josué Martins, destacou a importância dessa missão realizada no interior da Amazônia. “Eu cresci na região do Aritapera, meu pai é daqui, eu conheço as necessidades da região. Nós fundamos o projeto com o intuito de atender essa localidade. Fico muito feliz em retornar às minhas origens e ajudar de alguma forma”, ressaltou Josué.

Por Tracy Costa – Assessora de Imprensa do vereador Alexandre Maduro