Vereador apela para que população não relaxe com as medidas de prevenção ao coronavírus: “nós ainda não superamos essa pandemia”

Júnior Tapajós (PL)

O último a usar a tribuna, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (08/07), o vereador Júnior Tapajós (PL) advertiu a todos, isso mesmo, a todos os munícipes, sobre o perigo que paira no ar, literalmente, por essa ser a forma mais fácil de contaminação pelo novo coronavírus, com o extremo da falta de senso do risco que parece existir entre uma parcela significativa da população, neste momento, com o relaxamento das medidas de distanciamento social.  “Nós ainda não superamos essa pandemia. Temos casos voltando a aumentar no Brasil”, aponta.

O parlamentar observou que Santarém vem apresentando uma curva descendente da Covid-19, mas, de acordo com ele, para mantê-la, é necessário que todos os santarenos contribuam.

Tapajós ressaltou que o Hospital Regional do Baixo Amazonas chegou a ter 30 pacientes aguardando um leito de UTI. Nesta quarta, segundo o vereador, o número estaria em 11, mas voltou a frisar que não seria motivo para descuidos, e relatou que tem visto muita gente nas ruas da cidade “achando que está tudo normal”, com praças lotadas e pessoas sem máscara. Ele lamentou ainda a morte de duas pessoas de uma mesma família, no mesmo dia, vítimas da doença, para reforçar o perigo.

O liberal enfatizou que entende as motivações econômicas por que setores tiveram que retomar, destacando a dificuldade financeira. Ainda sobre esse ponto, Júnior Tapajós criticou o Governo Federal que, segundo ele, disponibilizou socorro somente às grandes empresas, deixando os micro e pequenos empreendedores em apuros, sem acesso ao crédito, o que teria feito com que muitos cessassem seus negócios.

Mas, mesmo pontuando esse contexto econômico, o vereador voltou a advertir que não se deve ir para a rua sem necessidade e de qualquer jeito. “Só se for extremamente necessário. Mas se puder, continue ficando em casa, para que não aumente a fila [de espera para leitos e UTI]para o Regional”, alerta.

Para o parlamentar, o Governo Municipal respondeu rápido à situação de pandemia. Para comprovar isso, ele apresentou números expressivos, como os referentes aos atendimentos itinerantes até o último dia 05, que teriam passado dos 20 mil e da distribuição de remédios, mais de 200 mil comprimidos, para controlar os sintomas e evitar o agravamento da doença, o que salvou muitas vidas, nas palavras do vereador.

Concluiu falando das visitas a comunidades da região do Tapajós, que estão recebendo investimentos do município, realizadas no último fim de semana, juntamente com o correligionário Dayan Serique. Um desses serviços seria na rede elétrica. De acordo com o vereador, já foram aplicados mais de R$ 2 milhões em grupos geradores que têm resolvido o problema da falta de energia para centenas de famílias ribeirinhas.