Durante a sessão ordinária desta terça-feira (20), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Biga (PT) utilizou a tribuna para destacar a importância da participação de crianças e adolescentes em debates sobre o meio ambiente e fez um alerta sério sobre a necessidade de ampliar as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra o público infantojuvenil.
Biga iniciou seu pronunciamento relatando sua presença na 6ª Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada pela manhã na Casa de Cultura. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com escolas da rede pública. “As crianças e adolescentes mostraram que já entendem a responsabilidade que temos com o planeta e apresentaram ideias criativas para cuidar do meio ambiente”, pontuou o vereador.
Na sequência, ele chamou atenção para um episódio preocupante ocorrido na comunidade Diamantino, envolvendo uma menina de 12 anos. De acordo com relatos, a criança teria sido violentada sexualmente por um homem enquanto retornava da escola. Ela conseguiu pedir ajuda à família, que acionou as autoridades. O suspeito foi preso e responderá pelo crime. Segundo Biga, a menina já vinha sendo observada pelo indivíduo dias antes do ocorrido, o que acende um alerta sobre a importância de estar atento a sinais de risco.
“Fica aqui um apelo: mães, pais, responsáveis, meninas e mulheres, precisamos olhar ao redor, perceber comportamentos estranhos e proteger nossas crianças. Esse caso é um reflexo de uma realidade que infelizmente se repete no nosso país”, reforçou o parlamentar.
Biga apresentou dados que demonstram a gravidade da situação. Em 2024, o Brasil já registrou mais de 11 mil denúncias relacionadas à violência contra crianças e adolescentes, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Contudo, estima-se que a maioria dos casos não chega a ser formalmente denunciado. Levantamentos da Organização Mundial da Saúde indicam que centenas de crianças e adolescentes são atingidos por esse tipo de violência diariamente, sendo a maior parte dos casos ocorridos em ambientes próximos ao convívio familiar, o que dificulta a identificação.
O vereador também cobrou o andamento do projeto de lei que visa campanha publicitária educativa para combater a pedofilia e a violência sexual contra crianças e adolescentes, em Santarém, enviado pelo Poder Executivo .“ A gente fala muito sobre isso no Maio Laranja, mas a prevenção precisa acontecer o ano inteiro. Precisamos de campanhas permanentes, acessíveis, que cheguem às escolas e às famílias, “Finalizou .
Por Daína Aben-Athar- Assessora de Imprensa do vereador Biga