Vereador Biga propõe lei que cria a campanha “Check-up Geral das Mulheres” para prevenir contra doenças

Em sessão ordinária, na tarde desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Biga Kalahare (PT), falou na tribuna sobre o protocolo do Projeto de Lei de sua autoria, que institui a “Campanha Check-up Geral das Mulheres”, para alertar e prevenir contra doenças. A ideia da proposta, de acordo com o parlamentar, é levar orientações sobre saúde feminina, colaborando, assim, para um possível diagnóstico precoce.

Biga esclareceu que o poder público precisa ofertar atendimento especial para as mulheres, como uma forma de incentivo para que o público feminino busque os atendimentos referentes à saúde feminina. Entre uma das motivações para a elaboração do projeto, o petista ressaltou a preocupação com a incidência de casos de câncer de colo uterino, enfatizando que o Papanicolau, o PCCU, é o exame que ajuda identificar a doença, e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Santarém.

O Projeto de Lei prevê propostas para que as atividades da campanha façam parte dos planejamentos de políticas públicas, sendo prioridades palestras sobre a importância da atividade física; medição para pressão arterial; orientação nutricional e indicação de exames preventivos. Ainda, segundo a matéria, a rede pública de saúde considerará preferenciais os pedidos médicos voltados ao “check-up” das mulheres, buscando ofertar atendimento especial.

A proposta contempla, ainda, os exames de análises clínicas, desde que justificados tecnicamente nos padrões oficiais da saúde pública; exames de imagem, exame de papanicolau e exame PCR para pesquisa de DNA do colo do útero para HPV.

Biga avaliou o projeto de lei como significativo para as mulheres santarenas, uma vez que há uma ausência do público feminino buscando por esses atendimentos nos postos de saúde de Santarém.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de imprensa do Vereador Biga Kalahare