Vereador cobra mais diálogo entre Executivo e Legislativo

Ao usar a tribuna, durante a sessão ocorrida na tarde do dia 29 de maio/2019, na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Dayan Serique evidenciou a problemática do distanciamento entre os poderes Legislativo e Executivo do município.

A ausência de diálogo entre os poderes acarreta dissonância em atender as necessidades da população santarena. Recentemente um projeto de lei foi vetado pelo poder executivo, com uma sustentação jurídica frágil, que acarretou na necessidade de derrubar o veto pelos parlamentares da casa.

Outro ponto sensível é a ausência de apresentação de um cronograma por parte da Secretaria de Infraestrutura para que os vereadores acompanhem a execução dos serviços da secretaria. E enfatizou que a Casa Legislativa em todas as sessões apresenta demandas que são trazidas pela população, em especial quanto à recuperação e limpeza de vias urbanas.

O projeto verão é um trabalho importante para a infraestrutura do município e não há sequer uma contrapartida de interesse do executivo em prestigiar os requerimentos dos parlamentares. É frequente a distribuição, por parte da secretaria de infraestrutura, de calhamaços de papéis com relatórios e fotos de ruas com trabalhos realizados a todos os vereadores. Dayan Serique afirmou que troca os relatórios com inúmeras folhas por uma quadra de rua que tenha serviços atendidos.

O parlamentar ressaltou que é vice-liderança do governo na Casa, e sua fala não deve ser interpretada como meio de constranger o Poder Executivo, mas tem como papel de vereador alertar e afirmar que a situação em que o município se encontra não é salutar se esquivar de problemas. Diálogo é o caminho para o bom desempenho da máquina pública em prol da população.