Vereador destaca aumento da população de Santarém

O vereador Valdir Matias Jr. (PV), durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta quarta-feira (28/08), destacou a mais recente estimativa populacional dos 5.570 municípios brasileiros divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O parlamentar pontuou o total de habitantes de Santarém, que nesse novo levantamento aparece com 304.589 habitantes.

O município ganhou 1.922 novos moradores comparado ao último levantamento feito neste mesmo período pelo IBGE, em 2018. Santarém segue como a terceira cidade mais populosa do Estado do Pará, atrás apenas da capital Belém, com 1.492.745 habitantes e Ananindeua com 530.598 moradores.

Em 2017, a cidade registrou 296.302 habitantes. No ano seguinte, foram contabilizados 302.667 habitantes. Agora, já somos 304.589 habitantes na Pérola do Tapajós.

As estimativas populacionais servem como parâmetro para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

O líder do PV reforçou a importância do apoio do Poder Legislativo e da própria prefeitura, ao Censo 2020, que será realizado pelo IBGE no próximo ano. No último dia 12, o presidente em Exercício, fez um pronunciamento destacando que esse levantamento é fundamental para que o município não perca recursos federais. “Nós precisamos fazer todos os esforços para que todas as áreas do nosso município sejam recenseadas pelos técnicos do IBGE. As coletas de dados devem alcançar as regiões de várzea, planalto, zona rural, rios, além da área urbana para que o máximo de informações sobre a nossa população seja disponibilizada no Censo 2020”, disse o vereador.

Censo do IBGE – Os dados do Censo Demográfico têm impacto diretamente nas diversas políticas públicas, seja mediante atrelamento legal ou como insumos para a elaboração de políticas e planejamento público e seu monitoramento.

Por Marcos Santos – Assessor de Imprensa do vereador Valdir Matias Jr.