Vereador Erasmo Maia discute com lideranças melhorias para as comunidades ao longo da rodovia BR-163

O encontro reuniu também o prefeito Nélio Aguiar, os deputados federais Henderson Pinto e José Priante, o secretário regional de governo José Maria Tapajós e o superintendente do DNIT no Pará Diego Benitah Batista.

A obra preocupa os comunitários.

Na manhã do último sábado (17), o vereador Erasmo Maia (União Brasil) esteve verificando in loco as obras do reservatório em frente à comunidade do Cipoal às margens da BR-163. O equipamento, também conhecido como caixa de contenção, foi feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para o armazenamento temporário do volume de águas pluviais e reduzir o risco de alagamento no local.

Durante a visita, o parlamentar observou que, embora reduza o risco de inundações e sanar o problema de acúmulo de água que se estende até à pista e na entrada da Comunidade do Cipoal, a obra também tornou-se um incômodo para a população, trazendo riscos por estar localizado próximo de escola, praça e igreja.

A operação é resultado de uma solicitação da comunidade ao parlamentar, que mobilizou o DNIT, por meio do Diego Benitáh Batista, superintendente estadual do órgão; além dos deputado federais Henderson Pinto (MDB) e José Priante (MDB), o prefeito Nélio Aguiar o secretário regional de governo José Maria Tapajós e o secretário municipal de Infraestrutura Daniel Simões.

Melhorias foram anunciadas na reunião.

Durante reunião com as lideranças comunitárias do Cipoal, Cipoal II, São José e Tabocal foram discutidas outras manutenções e medidas necessárias em alguns trechos para melhorando o tráfego na rodovia e também garantir segurança aos moradores.

Foi anunciado através do DNIT e deputados a possibilidade do retorno do marco zero da BR-163 até a Tancredo Neves para que o DNIT possa duplicar o trecho, assim como a duplicação da via no trecho da serra e a reconstrução de 15 km, a partir da Polícia Rodoviária Federal até às comunidades, segundo anunciou Diego Benitah.

Lideranças uniram forças por melhorias.

“São 3 situações. A gente se comprometeu em promovermos ações junto ao Governo Federal para fazermos remanejamento orçamentário que tem hoje para a manutenção da BR-163 para que esses 15 km se transformem em um ponto crítico e ainda esse ano seja licitado e o início da obra comece no próximo verão, tempo que nossa bancada irá orçamentar para 2025 o orçamento complementar para que essa obra seja realizada. Encontramos aqui uma solução unificando as forças políticas e a engenharia orçamentária para que a gente possa destravar e tentar resolver esse grave problema para melhorar a qualidade de vida das pessoas que aqui residem”, afirmou o deputado federal José Priante.

Através do pedido de intervenção já feito pelo parlamentar Erasmo Maia, se iniciou uma obra emergencial para amenizar os problemas encontrados na região. “Diariamente o tráfego de veículos aumenta e as condições da rodovia, a precariedade em alguns trechos tornam cada vez mais perigoso esse trajeto e a gente entendendo como uma ação imediata do DNIT nós já havíamos feito essa provocação através do deputado federal Henderson, prefeito Nélio e secretário José Maria, conseguimos uma ação emergencial mas ainda precisamos de uma ampliação nesse atendimento, uma vez que a rodovia ainda precisa de melhorias na sua extensão, principalmente nos acostamentos e sinalização”, finalizou Erasmo.

Por Sara Evelyn – Assessora de Imprensa do vereador Erasmo Maia