Vereador JK do Povão recebe representantes do segmento de academias

Parlamentar reuniu com a categoria para discutir a medida tomada pelo Comitê de Crise de Santarém, em que os estabelecimentos estão proibidos de funcionar até que o município saia da classificação vermelha.

Na manhã desta terça-feira, 19, o vereador JK do povão (PSDB) recebeu um grupo de pessoas ligadas às academias e ao Conselho Regional de Educação Física. O assunto em pauta foi o Decreto Municipal Nº 189/2021, assinado pelo prefeito de Santarém Nélio Aguiar, que visa o enfrentamento ao avanço da Covid-19 no Baixo Amazonas.

A questão principal foi a determinação do fechamento das academias por 15 dias, período iniciado no dia 18 de janeiro, quando o decreto entrou em vigor, o que originou a determinação do decreto foi outro decreto, estadual, dias antes, que instituiu o bandeiramento vermelho em todo o Baixo Amazonas, que apresenta alto risco de contágio pela doença.

A reunião aconteceu na sala Vereador Antônio Santos Pereira (Plenarinho), da Câmara Municipal de Santarém, contando com mais de 15 pessoas ligadas ao setor de academias. Os líderes do grupo externaram a insatisfação quanto ao que foi determinado acerca do fechamento das academias. O maior problema, segundo eles, é a desestabilização que esse tipo de medida ocasiona para o setor, que já sofreu com o lockdown instituído no ano de 2020, quando algumas academias fecharam as suas portas por causa da crise financeira que se abateu.

Márcia Lima, que é dona de academia, acredita que falta mais entendimento sobre o trabalho das academias. Segundo ela, além do problema financeiro, o fechamento de academias afeta muitas pessoas que estão em tratamento de saúde, que fazem da atividade física uma terapia ocupacional, já que existem casos em período pós-Covid de depressão, síndrome do pânico e crise de ansiedade. Nesses casos, a atividade física é muito recomendada.

Jorge Ribeiro Mirante, que é conselheiro do Conselho Regional de Educação Física (CREFI 18 PA/AP), acredita que as academias estão sendo maltratadas pelos decretos em todo o Brasil. Ele afirma que há problemas maiores quanto à contaminação pela Covid-19, como ônibus, embarcações e bancos. Ele acredita que, uma vez cumpridas as normas e protocolos de biossegurança, as academias geram pouco problema, se comparados com outras situações do cotidiano.

Por isso, o grupo solicitou uma reunião com o prefeito de Santarém para o dia 20 de janeiro, para que o assunto seja tratado com todo o rigor, mas sem injustiça para o segmento defendido pelo grupo. O vereador JK entrou em contato com o prefeito, que confirmou a reunião para o dia seguinte.

O primeiro passo para que um entendimento acontecesse foi dado. No mais, as argumentações do grupo serão colocadas à mesa na presença do gestor municipal.

Pelo gabinete do vereador JK do Povão com a colaboração da ASCOM/CÂMARA