Vereador lamenta situação dos assentamentos em Santarém

Na sessão desta segunda-feira (21), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Gerlande Castro (PSB) prestou contas das atividades do feriado de adesão do Pará à Independência do Brasil, quando visitou várias comunidades. Entre as demandas apresentadas, foi solicitado um microssistema para a região de Ituqui.

Na visita ao Ituqui, o parlamentar estava acompanhado do superintendente do Incra José Maria de Sousa Melo. Gerlande ressaltou a importância de ter o gestor em visita a comunidade, o que não acontecia há bastante tempo. “Infelizmente, hoje o INCRA não tem um centavo para investir na recuperação de ramais”, argumentou Gerlande. Essas vias são fundamentais para escoamento da produção.

“Estão sob responsabilidade do Incra 230 assentamentos, mas todos na mesma situação de abandono e desestrutura. A política de assentamento deveria melhorar a qualidade de vida da população”, defendeu. Gerlande sugeriu ainda que, a partir de agora, o governo federal comece a reestruturar os assentamentos existentes com estradas, abastecimento de água, energia elétrica e outras necessidades básicas.