O vereador Murilo Tolentino (PSC) usou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém, na sessão desta quarta-feira (18) para falar da Caminhada Pelo Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada pela manhã na avenida Mendonça Furtado. A programação contou com a presença de mães de vítimas e da sociedade em geral. O evento marcou o Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, 18 de maio. O parlamentar organizou a mobilização para alertar e informar a sociedade à respeito da importância de ficarmos atentos ao problema.
A caminhada saiu da frente do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e seguiu até o Fórum de Justiça, ambos na Avenida Mendonça Furtado.
O evento abriu oficialmente a campanha “Maio Laranja”, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A campanha está sendo organizada por Murilo, juntamente com mães de vítimas, e tem como objetivo principal chamar a atenção das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, além do Ministério Público Estadual, Fórum e Conselho Tutelar para a este mal, que precisa ser combatido.
Entre outras personalidades de Santarém, este primeiro ato contou com a presença da ex-vereadora enfermeira Marcela Tolentino, grande defensora da causa e madrinha de um instituto que está sendo criado para amparar crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.
As famílias de vítimas, setores da sociedade preocupados com a causa e representantes de instituições também estiveram presentes em apoio. Mães e vítimas de abuso sexual infantil, emocionadas, clamaram por justiça e o fim da impunidade aos abusadores. Elas exibiram cartazes que alertavam para a importância do tema e traziam informações sobre como identificar os sinais de abuso e, inclusive, o perfil do abusador, reforçando, é claro, a importância de a vítima, pai ou responsável denunciar qualquer atitude suspeita.
Conforme o vereador, a campanha será constante a partir de agora. Inclusive, no próximo dia 24, no plenário da Câmara Municipal, uma Audiência Pública, também promovida por Tolentino, vai tratar do assunto com as autoridades competentes. “O meu objetivo é montar um plano municipal para debater cada política pública voltada, especialmente, à defesa dos direitos da criança e do adolescente. Ainda neste mês de maio, dia 24, às 15h, na Câmara Municipal, convoco as famílias em geral e todas as autoridades competentes para a Audiência Pública que vamos promover, na qual vamos trocar experiências, portanto, fortalecer a defesa das nossas crianças”, destacou Murilo Tolentino.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pelo Congresso Nacional, no ano 2000. A data faz menção à pequena Araceli Crespo, capixaba que tinha apenas oito anos de idade quando foi violentada e morta no dia 18 de maio de 1973. O principal canal para denúncia é o Disque 100
Por Nel Fernandes – Assessora de Imprensa Vereador Enfermeiro Murilo Tolentino