Vereador Murilo Tolentino pede ajuda da população para a aprovação, em Brasília, do PL que institui piso nacional para a enfermagem.

O vereador Enfermeiro Murilo Tolentino (PSC) ecoou, na tribuna da Câmara Municipal de Santarém, o pedido aos senadores que aprovem o PL 2564/2020, que estabelece o piso salarial nacional da enfermagem e regulamenta a jornada de trabalho da categoria. A proposta é do senador Fabiano Contarato (Rede) que contempla a criação de um piso salarial nacional de R$ 7,3 mil mensais para enfermeiros, de R$ 5,1 mil para técnicos de enfermagem, e de R$ 3,6 mil para auxiliares de enfermagem e parteiras.

O valor estabelecido pelo projeto, no caso dos enfermeiros, é para jornada de 30 horas semanais. Em caso de jornadas superiores, o piso salarial nacional terá a correspondência proporcional. “Essa é uma luta muito antiga que merece a atenção da sociedade em geral já que o momento que estamos vivendo necessita muito mais da total dedicação desses profissionais que arriscam suas vidas para cuidar dos doentes, estudaram e se dedicaram para terem o reconhecimento dos seus direitos. Aprovar um piso salarial digno para a enfermagem é fazer justiça! O salário médio de técnicos de enfermagem em muitas cidades inclusive em Santarém é inferior a dois salários mínimos e de enfermeiros é inferior a três salários mínimos. Eles merecem receber o piso nacional, nada mais justo do que começar esse reconhecimento pela remuneração. Agora é a hora! Quem já foi atendido por um (a) enfermeiro (a) ou teve familiar que já foi nos ajude nas redes sociais cobrando para que o senado aprove a PL 2564/2020, vamos ajudar quem merece”, enfatizou o vereador Murilo.

Por Nel Fernandes – Assessoria de Imprensa do vereador Enf. Murilo Tolentino