Vereador Ronan sugere a Câmara Municipal doação de recurso para construção de túneis de desinfecção em unidades de saúde de Santarém

Na tarde desta quarta-feira (6), a Câmara Municipal de Santarém realizou pela primeira vez, uma sessão ordinária de forma virtual, devido o distanciamento social proposto por meio de Decretos do governo municipal e governo estadual, como forma de prevenção ao novo coronavírus. Durante a sessão o vereador Ronan Liberal Jr, parabenizou a mesa diretora pela iniciativa da sessão remota e a importância do retorno aos trabalhos legislativos.

Ronan falou sobre uma ideia que já está sendo implantada em algumas cidades, sobre a construção de um túnel de desinfecção, inicialmente para os profissionais que atuam na saúde.

O vereador ainda disse que apresentou a ideia para o professor Thiago Moreira, da Universidade Federal do Pará (UFOPA), e a partir daí, iniciou um projeto. O túnel de desinfecção terá a função de fazer uma limpeza adequada, inativando vírus, bactérias e/ou fungos que possam estar no corpo ou em objetos de profissionais de saúde, que estão mais expostos dentro das unidades e assim evitar o transporte e a propagação de doenças.

Ronan destacou que o projeto foi apresentado pelos professores Thiago Moreira e José Roberto Branco Filho (UFOPA), para o prefeito Nélio Aguiar, secretária de saúde Dayane Lima e coordenadora de saúde do Centro Regional de Governo, Talita Liberal. Segundo o vereador, o prefeito pediu para que a Universidade pudesse prosseguir com o projeto.

Finalizando, o parlamentar expressou sua preocupação com os crescentes casos positivos notificados de Covid-19 no município de Santarém e sugeriu ao presidente da Câmara, que em um momento oportuno, fosse feita uma doação de recurso direcionada para construção e implantação de túneis de desinfecção no município e assim aumentar o quantitativo para ajudar no combate ao coronavírus.

Pela assessoria do vereador Ronan Liberal Jr.