O petista entende que a sessão especial, aprovada em fevereiro, pode avançar nas questões que mais preocupam as famílias que moram naquela área.
Na sessão ordinária desta quarta-feira (17), o vereador Biga Kalahare (PT) defendeu o requerimento que apresentou no dia 20 de janeiro, já aprovado pelos parlamentares, para a realização de uma sessão de tribuna livre para debater com as autoridades competentes a situação das famílias que vivem na área conhecida como ocupação do Juá. Ele entende que não há mais como retroceder no processo de oficializar a área como bairro.
Em seu pronunciamento, destacou que, entre tantos acontecimentos na área, é importante que o Legislativo analise a questão, já que a ocupação do Juá está praticamente consolidada e não há regularização fundiária do espaço. “Precisamos interferir nessa situação o mais rápido possível. Até quando nós vamos deixar a situação dessas famílias como está?”, questionou.
O petista esclareceu que o documento foi aprovado, porém os vereadores argumentaram que a data sugerida (09/02) para realizar a sessão era inviável por causa da pandemia do coronavírus. Na ocasião, os parlamentares disseram que a sessão poderia ocorrer em outro momento.
Biga salientou que o caso é urgente e que a população precisa de respostas. O vereador sugeriu que a sessão ocorra na próxima terça-feira (23), apenas com a participação de lideranças comunitárias do Juá, Ministério Público do Estado e Procuradoria Jurídica do Município de Santarém, para que não haja aglomeração. “Os senhores precisam entender que a ocupação do Juá está crescendo a cada dia e essas famílias, que são mais de seis mil, não têm equipamentos públicos básicos, como escola e posto de saúde. Esse fim de semana foram registrados conflitos na área por conta de lotes de terra. Uma área que, segundo moradores, seria para a construção da escola, já estaria também sendo ocupada. Precisamos resolver essas questões o quanto antes”, finalizou.
Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare