Durante discurso na tribuna da Câmara Municipal de Santarém, nesta segunda-feira (17), a Vereadora Enfª Alba Leal destacou seu trabalho parlamentar na Região do Lago Grande desde a última sexta-feira. Entre as ações, acompanhou uma importante iniciativa em parceria com a Escola Thiago Xisto de Aragão e a diretora Georgiane Lima, que resultou em quase 300 atendimentos aos alunos.
“Foi uma ação importante”, ressaltou a parlamentar. “Aproveitamos também para nos reunir na Comunidade de Boa Fé, fazendo o levantamento de demandas e visitando as ruas do distrito, onde estamos entrando com um documento solicitando melhorias das vias e ramais daquela região.”
Alba Leal também mencionou sua participação na inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pajuçara, construída pela Fundação Dieter Morszeck. A estrutura moderna e equipada fortalecerá a Atenção Primária à Saúde (APS) e beneficiará cerca de 7.500 pessoas, atendendo diretamente as comunidades de Carapanari, Santa Maria, São Francisco, Fátima, Paraíso Verde e Tapari. “Essa unidade facilitará o acesso à saúde para os moradores do entorno e representa um grande avanço na assistência em nosso município”, enfatizou a vereadora.
Por fim, Alba Leal se manifestou em solidariedade à vereadora Naiara Miranda (MDB), da cidade de Colinas, no Tocantins, que foi alvo de assédio e ataque por parte do prefeito Josemar Kasarin (UB). O caso ganhou repercussão nacional após o gestor ameaçar a parlamentar, que buscava atuar de forma independente. “Isso é uma afronta à democracia! A vereadora se manifestou por querer ser independente e foi atacada pelo prefeito, que disse ‘Tu te prepara que aqui a bala pega’. Deputadas federais, estaduais, vereadores e vereadoras estão se manifestando em apoio a ela”, disse Alba Leal.
A parlamentar também lembrou que, no dia 24 de fevereiro de 1932, as mulheres conquistaram o direito ao voto e à participação política no Brasil, reforçando a importância da luta por respeito e igualdade.
“Nós temos nossos direitos, nossos espaços, e não precisamos ser atacadas por ninguém. A mulher precisa conquistar o seu espaço e estar onde ela quiser. Fiquei indignada ao ver esse ataque e, pasmem, nenhum homem se manifestou em defesa da vereadora durante a sessão. Isso nos lembra o caso da Vereadora Elita Beltrão, que também sofreu violência política. Mas nós não podemos baixar a voz nem a cabeça. Somos a voz do povo e vamos continuar sendo. Receba a minha solidariedade, vereadora Naiara e Elita!”, concluiu.
Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal