Vereadora aponta necessidade de ampliação do prédio e mais equipamentos no Serviço de Nefrologia do Oeste do Pará

A vereadora Alba Leal (MDB) visitou, nesta quarta-feira (8), o Serviço de Nefrologia do Oeste do Pará para conhecer as instalações e o atendimento aos pacientes que necessitam de hemodiálise. A parlamentar foi recebida pelo diretor administrativo Renato Pereira e equipe técnica que apresentou as demandas em relação ao funcionamento do setor.

“Essa inspeção foi um pedido do presidente da Associação dos Renais Crônicos de Santarém, Miguel Maciel, que inclusive acompanhou a visita. Pude observar que o Centro de Hemodiálise Ari Gonçalves, empresa responsável pela gerencia do setor, faz um trabalho de excelência em Santarém, e conta com uma equipe multiprofissional. A unidade recebe tanto moradores do município, quanto de cidades vizinhas, onde atualmente são atendidos 98 pacientes. Então, vejo que é necessário fazer a ampliação do prédio e implantação de mais poltronas e máquinas para hemodiálise”, avaliou Alba.

De acordo com o diretor administrativo Renato Pereira, a demanda por esse tratamento é alta no município, fazendo com que pacientes sejam encaminhados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e também para o Hospital Regional do Tapajós (HRT). “A demanda é muito grande e precisamos urgente ampliar os serviços para dar maior comodidade e conforto aos usuários. Hoje, temos 19 máquinas funcionando e não é o suficiente para atender os pacientes”, explicou.

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal