Vereadora Enfª Alba Leal ressalta importância de aprovação do PL do Piso Nacional da Enfermagem em Santarém

Durante o uso na tribuna na sessão ordinária, na tarde de segunda-feira (02), a vereadora enfª Alba Leal (MDB) ressaltou a importância da votação do Projeto de Lei Nº 2912/2023, que autoriza o Poder Executivo a repassar recursos recebidos da união para cumprimento dos pisos salariais profissionais nacionais para o enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e a parteira. A matéria, de autoria do Executivo, também dispõe sobre a abertura de crédito suplementar para o pagamento da assistência financeira complementar.

A Enfermeira Alba Leal destacou todo o processo que envolveu os poderes Legislativo e Executivo com lideranças da classe de enfermagem para a conquista na aprovação da matéria em plenário durante a mesma sessão. “Esse projeto vai dar direito à categoria receber o retroativo, desde maio. Eu gostaria de parabenizar a toda minha classe, todos merecem, pois cuidam, administram, e muitas vezes sem ser a sua atribuição, e desempenham as atividades com muita dignidade. É merecimento de toda a enfermagem que esteve na câmara acompanhando a votação de sair sorrindo com muita felicidade com a aprovação do projeto”, ressaltou a parlamentar.

A votação foi acompanhada pela categoria que esteve na câmara de vereadores, e não deixou vibrar e aplaudir quando a matéria foi aprovada, por unanimidade. “Não existe vitória sem luta, eu acreditei sempre na luta de um trio de mulheres bem fortalecido: as enfermeiras Débora, Marcela e Andreia que, como sindicato, estiveram à frente dos diálogos e que brigaram de uma forma muito saudável para que hoje pudéssemos chegar a esse resultado. Eu agradeço aos parlamentares pela votação, a gente sabe que a partir de hoje a história da enfermagem será diferente, de reconhecimento pelo trabalho que vocês desempenham em nosso município, parabéns a enfermagem e que venham mais lutas”, finalizou Alba.

Agora o projeto de lei segue para a sanção do Poder Executivo Municipal.

Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa da vereador Alba Leal