Vereadora Enfª Alba Leal ressalta trabalho rápido de profissionais para a retirada de pacientes durante incêndio no HMS

Durante discurso na tribuna da Câmara Municipal de Santarém, na tarde de quarta-feira (13), a vereadora Enfermeira Alba Leal (MDB), ressaltou o rápido trabalho dos profissionais da saúde durante o incêndio ocorrido no o Hospital Municipal de Santarém, na madrugada do último dia 12. Segundo ela, a eficiência desses servidores e dos agentes de segurança pública foram fundamentais para que a vida dos pacientes fosse preservada.

Alba Leal enfatizou que a situação mobilizou todas as equipes de plantão, além de outros voluntários e empresas que garantiram a remoção dos pacientes. “Nós parabenizamos todos os profissionais de todos os setores do hospital municipal que trabalhavam na madrugada, e com afinco muito grande. Foram guerreiros em salvar vidas e esvaziar o HMS. Queria parabenizar as empresas Amazon Saúde e Famed, por cederem suas ambulâncias para o transporte dos pacientes; o Samu com seus profissionais; o Corpo de Bombeiros que travou uma guerra e conseguiu fazer o combate às chamas na obstetrícia; e à Policia Militar que, com muita dedicação ajudou no momento do sinistro. Todos conseguiram atender aos pacientes e acompanhantes que estavam dentro do local”, ressaltou a emedebista.

A parlamentar também agradeceu aos hospitais que, ainda pela madrugada, começaram a receber os pacientes do HMS. E ressaltou aos gestos de solidariedade da população santarena e das instituições na doação de diversos materiais, como roupas, objetos de saúde, alimentos e limpeza. “Nós queremos agradecer aos Hospitais João XXIII, Unimed, São Camilo, HRBA, e ao Hospital Regional do Tapajós, que também se colocou à disposição. Todos esses hospitais trabalham de forma dedicada e se colocaram à disposição para receber os pacientes. E também a toda a população do município de Santarém, que não tem medido esforços para ajudar com muitas doações. Hoje nós estivemos lá no ginásio poliesportivo e vimos as doações chegando a todo momento no local, as instituições fazendo campanhas para aquisição de rouparia, de água, alimentação, produtos de limpeza e higiene, o que mostra a solidariedade do povo nesse momento de delicado”, observou.

Alba Leal falou da união para a busca de emendas parlamentares que possam ser investidas na saúde do município. “Agora, nesse momento, nós temos que nos unir, nós vereadores, com nossos parlamentares, deputados estaduais, deputados federais e lutar por emendas para que possamos ajudar com a saúde do nosso município, trazer soluções, levar sugestões para o prefeito, governador, para que a saúde possa dar assistência para a população, vamos continuar torcendo para que tudo dê certo”, frisou.

Sobre o hospital materno infantil a parlamentar destacou que a obra deve ser retomada o mais breve possível. “É o momento de o hospital materno infantil ser concluído. Deve-se fazer licitação para a aquisição de equipamentos, porque não é só estrutura, são equipamentos de alta complexidade que o hospital materno infantil necessitará para atender à população, e nós precisamos também cobrar explicações quanto à conclusão dessa obra”, destacou.

Por Marina Bandeira -Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal