Vereadores aprovam nome de educadora em CEMEI no Distrito de Curuai na Região do Lago Grande

A Câmara Municipal de Santarém aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (10) o projeto que dispõe sobre a alteração da denominação da Umei Educar para Crescer, no Distrito de Curuai, na região do Lago Grande, para Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Irene de Oliveira Serrão.

A Vereadora Enfª Alba Leal (MDB), que solicitou a alteração através do PL de sua autoria, justificou a mudança como reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pela educadora ao longo de 26 anos na formação de pessoas do Distrito de Curuai.

“Professora Irene sempre foi uma pessoa muito humilde, carismática, uma educadora excelente e eu tive o prazer de ser aluna da professora na Escola Tiago Xisto de Aragão, a professora Irene Serrão merece essa homenagem pelo grande legado deixado durante sua vida como educadora, eu tenho certeza que ela sempre será lembrada com muita honra por todas as pessoas que tiveram o privilégio de tê-la como professora e essa é uma forma de homenageá-la e manter viva sua história”, ressaltou a vereadora.

O projeto, aprovado por unanimidade pelos parlamentares, segue para sanção do prefeito Nélio Aguiar.

Quem foi a Professora Irene de Oliveira Serrão:

Irene de Oliveira Serrão, nasceu na Enseada São Vicente, Região do Lago Grande em 05 de abril de 1941. Seus pais de família simples e humilde, tinham uma visão de futuro para seus filhos. Em 1942 mudaram-se para Belterra com intuito de trabalhar no projeto da Companhia Ford.

Desde a infância tinha uma vida ativa na igreja participando ativamente das celebrações dominicais, na sua adolescência participou do Grupo Filhas de Maria durante 5 anos e posteriormente no Grupo Apostolado de Oração.

No ano de 1967 retornou com sua família a sua terra natal, na localidade desempenhou atividades laborais como professora durante 4 anos na Escola Bom Jardim, devido a carência de professores. Em 1974 foi transferida para ministrar aulas na Escola Dom Pedro II. Em 1980 mudou-se com a família para Vila de Curuai e durante 3 anos foi professora na Escola Municipal Antônio Figueira, com a implantação da Escola Tiago Xisto de Aragão, houve a necessidade de remanejamento de profissionais, entre eles a Professora Irene que passou a exercer a função de magistério.

Concomitantemente cursou o segundo grau por meio do Instituto Universal Brasileiro. Ao longo de 26 anos de sua vida dedicou-se na formação de cidadãos e cidadãs deste município.

No dia 08 de fevereiro de 2023, com 81 anos Irene de Oliveira Serrão faleceu na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, no município de Santarém, em decorrência de uma parada Cardiorrespiratória. Deixando um grande legado para as futuras gerações de sabedoria e educação.