Vereadores comemoram 110 anos do Colégio Santa Clara

Nesta terça-feira (08), na Câmara Municipal de Santarém, foi realizada a sessão especial em comemoração aos 110 anos de fundação do Colégio Santa Clara. A sessão foi proposta pelo vereador Carlos Martins (PT).

De acordo com o petista, a iniciativa foi uma forma de refletir sobre a função que a instituição desenvolve de formar profissionais. “Além disso, desenvolve ações sociais e religiosas ajudando na formação cidadã”, acrescentou o parlamentar.

A sessão começou com um momento musical, em que foi feita também uma reflexão espiritual. A aluna Bianca Martins entrou no Plenário da Casa Legislativa trajada em homenagem à Madre Imaculada, fundadora da escola. “Esse é um momento muito especial para mim, estou muito feliz “, disse a aluna do terceiro ano do fundamental.

O Colégio Santa Clara é a segunda instituição de ensino a ser fundada em Santarém, pelas mãos de Dom Amando e Madre Imaculada. Forma cidadãos desde a educação infantil até o ensino médio. “Hoje nós compartilhamos um sentimento de gratidão e colaboração entre a comunidade educativa”, festejou a diretora do Colégio Santa Rosa Ir. Roseli Cordeiro.

Na sessão foram homenageados colaboradores e ex-colaboradores da escola, além de religiosas da Congregação das Irmãs Missionárias Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Para Irmã Maria Olinda, a mais antiga da instituição, “é uma satisfação pertencer a uma congregação que tem como missão formar pessoas”.

O professor Romi Castro ministrou aulas de redação durante 20 anos e foi homenageado pelo trabalho desenvolvido. “É uma instituição centenária carregada de simbolismo, é um orgulho fazer parte dessa história”, declarou ao receber a homenagem.

Durante a sessão foram feitas apresentações culturais pelos alunos do Colégio. Uma forma de homenagear a todos que trabalham pela educação. “É um momento especial, um reconhecimento a cada profissional. A gente merece essa festa”, disse a professora Silvana Santos, que trabalha há 29 anos na instituição.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Silvio Neto (União Brasil), ex-aluno do colégio, é uma honra homenagear uma das instituições de ensino mais antigas de Santarém. “Ensina valores para a vida e forma profissionais para a sociedade”, concluiu.

Homenageados – Ao todo, foram homenageadas 14 personalidades que marcaram a história da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus:

Amilton Figueiredo Souza

Benedita do Socorro Neves dos Santos

Gercilene Sousa da Silva

Giovanna Diniz Campos de Souza

Irmã Maria Olinda de O. Rodrigues

Isabela dos Santos Cabral

Lúcia de Fátima da Silva Pereira

Maria Luzia dos Reis Silva (In Memória)

Naíde Pedroso de Sousa

Raimundo Firmino de Lima